Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22069
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMartins, Indirapt
dc.contributor.authorPereira, Conceiçãopt
dc.contributor.authorAlmeida, Antóniopt
dc.date.accessioned2018-02-06T21:52:43Z-
dc.date.available2018-02-06T21:52:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn1579-1513pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/22069-
dc.description.abstractEsta investigação procurou averiguar as características do espaço recreio de escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, verificando se o mesmo se enquadrava em um dos quatro tipos seguintes: Espaço Recreio Tradicional, Espaço Recreio Designer, Espaço Recreio Aventura e Espaço Recreio Criativo. Simultaneamente, procura despertar a consciência dos professores para a importância do espaço recreio, particularmente do Espaço Recreio Aventura, que oferece características semelhantes às de um ambiente natural, e estimular mudanças que visem torna-lo mais estimulante para o desenvolvimento integral das crianças. Para tal, foram observados os espaços exteriores de 15 escolas e questionaram-se 43 professores dessas mesmas escolas sobre a utilização do referido espaço nas suas atividades letivas. Os resultados indicam que apenas alguns dos Espaços Recreio apresentam as características de um Espaço Recreio Tradicional, sendo, a sua maioria, espaços inqualificáveis dada a sua pobreza. Os professores referem utilizar o espaço recreio, mas as atividades são predominantes do domínio da Expressão Físico-Motora.pt
dc.description.abstractThis study examined the characteristics of schools grounds of several schools from the 1st cycle of basic education, checking whether they could be classified in the one of the following four types: Traditional Playground, Designer Playground, Adventure Playground and Recreation Creative Playground. Simultaneously, this study aims to raise awareness among teachers of the importance of the playground areas, especially the Adventure Playground, which is similar to a natural area, and to encourage changes that aim to make them more exciting for the global development of children. For these purposes, the features of the playgrounds of 15 schools were observed and 43 teachers of those schools were questioned about playground use in their teaching activities. The results indicate that most of the schools offer very poor playground areas, and only a few show features of a Traditional Playground. Teachers referred that they often use the playground, but the prevalent activities are in the field of Physical Education.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Vigopt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectrecreiopt
dc.subjectEspaço Recreio Aventurapt
dc.subjectatividades no espaço recreiopt
dc.titlePotencialidades e utilização do espaço recreio: um estudo em escolas do 1º ciclo do ensino básicopt
dc.title.alternativePotentialities and use of school grounds: a study in 1st cycle basic schools.pt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage98pt
degois.publication.issue1pt
degois.publication.lastPage120pt
degois.publication.titleRevista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias (REEC)pt
degois.publication.volume15pt
dc.relation.publisherversionhttp://reec.uvigo.es/REEC/portugues/REEC_older_po.htmpt
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Potencialidades e utilização do espaço recreio.pdfPotencialidades e utilização do espaço recreio178.8 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.