Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22015
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAzevedo, Graçapt
dc.contributor.advisorOliveira, Jonas da Silvapt
dc.contributor.authorSilva, Soraia Cristina Pereira dapt
dc.date.accessioned2018-02-02T09:35:26Z-
dc.date.available2018-02-02T09:35:26Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/22015-
dc.descriptionMestrado em Contabilidade - Fiscalidadept
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se analisar a consistência do discurso interno de uma empresa e a informação externa divulgada. A análise dos relatórios de responsabilidade social e a reconstrução das silent-accounts e das shadow-accounts permitem analisar potenciais discrepâncias existentes. A abrangência do tema foi condicionada através do estudo de caso da barragem do Baixo sabor, com fortes impactos na sociedade e no meio ambiente, gerando maior divulgação não só por parte da empresa como também dos MEDIA. Numa ótica de consumidor alguns cidadãos foram convidados a fazer parte de um focus group, ou seja, um pequeno grupo de debate, para poder responder quanto à importância da responsabilidade social de uma empresa. Os resultados da pesquisa indicam que para a maioria dos participantes, apesar da crescente preocupação pelo ambiente e pela sociedade, o primeiro fator tido em conta pelo consumidor aquando da escolha de um bem ou serviço é o preço, considerando como fatores intermédios a qualidade e a comodidade e, por último, a responsabilidade social da empresapt
dc.description.abstractThis work has the objective of analyzing the consistency of the internal speech of a company and the external information that is disseminated. The analyzes of the social responsibility report and the reconstruction of silent- accounts and shadow-accounts allow the analyzes of potential discrepancies that may exist. The theme’s coverage was restricted through a case study about the dam of Baixo Sabor, that had great impact in society and the environment, creating great dissemination of information not only by the company itself but by the media as well From the consumer’s point of view some citizens were invited to participate in a focus group, meaning a small debate group to try to answer questions about the social responsibility of a company The research results indicated that for the majority of the participants, even though the concern about the environment and society is increasing, the major factor taken into account while choosing an asset or service is the price, factors like quality and commodity were referred but in intermediate levels, and the social responsibility of a company was referred but it is not a major concern.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPrestação de contaspt
dc.subjectContabilidade socialpt
dc.subjectGestão de empresaspt
dc.subjectResponsabilidade social das empresas - Portugapt
dc.subjectlSustentabilidadept
dc.subject.otherResponsabilidade socialpt
dc.subject.otherDivulgaçãopt
dc.subject.otherRelatório de contaspt
dc.subject.otherSilentaccountpt
dc.subject.otherShadow-accountpt
dc.subject.otherEDPpt
dc.subject.otherRegião do Baixo Saborpt
dc.titleResponsabilidade social, silent accounting e shadow accounting: estudo de casopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201934400-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.