Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/22015
Título: Responsabilidade social, silent accounting e shadow accounting: estudo de caso
Autor: Silva, Soraia Cristina Pereira da
Orientador: Azevedo, Graça
Oliveira, Jonas da Silva
Palavras-chave: Prestação de contas
Contabilidade social
Gestão de empresas
Responsabilidade social das empresas - Portuga
lSustentabilidade
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho propõe-se analisar a consistência do discurso interno de uma empresa e a informação externa divulgada. A análise dos relatórios de responsabilidade social e a reconstrução das silent-accounts e das shadow-accounts permitem analisar potenciais discrepâncias existentes. A abrangência do tema foi condicionada através do estudo de caso da barragem do Baixo sabor, com fortes impactos na sociedade e no meio ambiente, gerando maior divulgação não só por parte da empresa como também dos MEDIA. Numa ótica de consumidor alguns cidadãos foram convidados a fazer parte de um focus group, ou seja, um pequeno grupo de debate, para poder responder quanto à importância da responsabilidade social de uma empresa. Os resultados da pesquisa indicam que para a maioria dos participantes, apesar da crescente preocupação pelo ambiente e pela sociedade, o primeiro fator tido em conta pelo consumidor aquando da escolha de um bem ou serviço é o preço, considerando como fatores intermédios a qualidade e a comodidade e, por último, a responsabilidade social da empresa
This work has the objective of analyzing the consistency of the internal speech of a company and the external information that is disseminated. The analyzes of the social responsibility report and the reconstruction of silent- accounts and shadow-accounts allow the analyzes of potential discrepancies that may exist. The theme’s coverage was restricted through a case study about the dam of Baixo Sabor, that had great impact in society and the environment, creating great dissemination of information not only by the company itself but by the media as well From the consumer’s point of view some citizens were invited to participate in a focus group, meaning a small debate group to try to answer questions about the social responsibility of a company The research results indicated that for the majority of the participants, even though the concern about the environment and society is increasing, the major factor taken into account while choosing an asset or service is the price, factors like quality and commodity were referred but in intermediate levels, and the social responsibility of a company was referred but it is not a major concern.
Descrição: Mestrado em Contabilidade - Fiscalidade
URI: http://hdl.handle.net/10773/22015
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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