Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21702
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinto, Raquelpt
dc.contributor.authorTorres, Joanapt
dc.contributor.authorMoutinho, Sarapt
dc.contributor.authorAlmeida, Antóniopt
dc.contributor.authorVasconcelos, Clarapt
dc.date.accessioned2018-01-23T12:31:16Z-
dc.date.available2018-01-23T12:31:16Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1646-2335pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/21702-
dc.description.abstractO papel do questionamento é indubitável no desenvolvimento do raciocínio científico e de uma cidadania ativa alicerçada numa posição crítica e reflexiva. As competências de questionamento são potenciadas na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), uma metodologia de ensino centrada no aluno, que parte de situações problemáticas quotidianas para o desenvolvimento de novas aprendizagens. Contudo, nas aulas de ciências do nosso país, o ensino continua a ser fundamentado em perspetivas centradas no professor (Freitas, Jiménez & Mellado, 2004), onde o questionamento dos alunos é pouco relevado. Note-se que mesmo internacionalmente, as questões colocadas pelos alunos são de baixo nível cognitivo (Dahlgren & Öberg, 2001), emergindo essencialmente questões do tipo enciclopédico e de compreensão. Com o presente trabalho pretendeu-se averiguar se a aplicação de cenários problemáticos quotidianos, segundo a metodologia da ABRP, era relevante na promoção da formulação de questões de aprendizagem de elevado nível cognitivo. A amostra, constituída por 44 alunos de Ciências Naturais que frequentavam o 9.º ano do Ensino Básico numa escola pública do norte do país, não estava familiarizada com a metodologia de ensino mencionada, nem com a formulação de questões. Numa perspetiva de estudo de caso, recolheram-se dados inerentes à tipologia de questões constantes em fichas de monitorização preenchidas pelos alunos. Os resultados obtidos revelaram que perante um primeiro cenário orientado para a ABRP, apenas foram formuladas questões de informação de baixo nível cognitivo. Após uma intervenção que teve como objetivo ensinar os alunos as diferentes tipologias de questões, aplicou-se um segundo cenário. Os resultados da sua aplicação demonstraram uma formulação de questões de aprendizagem de nível cognitivo superior. A análise dos resultados após a aplicação dos dois cenários colocou em evidência a relevância de ensinar aos alunos as diferentes tipologias de questões, facto que terá promovido a formulação de questões de nível cognitivo mais elevado.pt
dc.description.abstractThe role of questioning in the development of scientific thinking and active citizenship founded on a critical and reflective position is undeniable. Questioning skills are enhanced in Problem Based Learning (PBL), a student-centred methodology that emphasises problematic and daily situations to stimulate the learning process. However, Portuguese science classes are still teacher-centered and textbook-based (Freitas, Jiménez & Mellado, 2004), uncovering the relevance of students’ questioning. Even internationally, questions raised by students are low cognitive level (Dahlgren & Öberg, 2001), mainly emerging encyclopedic and meaning-oriented questions. With this study we sought to determine whether the application of PBL scenarios was relevant in promoting the development of questions of high cognitive level. The sample consisted of 44 students of Natural Sciences who attended the 9th grade of basic education in a public school in the north of the country. These students were not familiar with the methodology mentioned nor with the formulation of questions. In a case study perspective, we collected data related to the typology of questions contained in the monitoring worksheets completed by the students. The results revealed that before the application of a first scenario only low cognitive level questions were formulated. After an intervention that aimed to teach students the different types of questions, we applied a second scenario. The results related to the second scenario demonstrated a formulation of higher cognitive level questions. The results after the application of the two scenarios highlighted the importance of teaching students the different types of questions, which have promoted the formulation of higher cognitive level questions.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto de Educação, Universidade de Lisboapt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABpt
dc.subjectCenáriospt
dc.subjectQuestionamentopt
dc.titlePromover o questionamento junto de alunos de ciências do ensino básicopt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage667pt
degois.publication.issue39
degois.publication.issue39pt
degois.publication.lastPage679pt
degois.publication.titleInteraçõespt
degois.publication.volume11pt
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8767pt
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Promover o questionamento junto de alunos de ciências do ensino básico.pdf246.16 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.