Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21690
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGeraldo, Teresapt
dc.contributor.advisorTaylor, Maria de Lourdes Machadopt
dc.contributor.authorSá, Maria José Sampaio dept
dc.date.accessioned2018-01-23T11:07:53Z-
dc.date.available2018-01-23T11:07:53Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/21690-
dc.descriptionDoutoramento em Estudos em Ensino Superiorpt
dc.description.abstractO ensino superior tem vindo a ser alvo, nas últimas décadas, de importantes mudanças e reconfigurações, provocadas, designadamente, pela massificação deste nível de ensino, pela escassez crescente de recursos, sobretudo ao nível financeiro, e pela competição institucional por estudantes. Deste modo, as instituições de ensino superior (IES) veem-se confrontadas com a necessidade de definirem estratégias que lhes permitam atrair, integrar, satisfazer e graduar com sucesso os seus estudantes. Este contexto conduz a uma crescente necessidade, por parte das IES, de promoverem um conhecimento mais completo e aprofundado dos estudantes e das suas experiências, procurando detetar as suas expetativas e necessidades e perceber de que forma eles podem ser fidelizados, prevenindo o seu abandono. O presente estudo, ao propor-se compreender os fatores que os estudantes consideram exercerem influência na sua experiência global no ensino superior – e que se refletem no seu percurso, desempenho e (in)sucesso académico – pretende constituir um contributo para o aumento da compreensão deste fenómeno, designadamente no que se refere aos fatores individuais e organizacionais/institucionais com influência na qualidade da experiência dos estudantes e, consequentemente, no seu desempenho, com interferências, desde logo, no seu sucesso académico. Este trabalho de investigação, que assume um cariz qualitativo, utiliza a metodologia de estudo multi-casos, tendo-se analisado quatro instituições de ensino superior público. Os resultados conduziram ao desenvolvimento de um modelo de análise, de acordo com o qual a experiência dos estudantes constitui um constructo multidimensional, composto pela sua experiência académica, social e funcional na IES. Esta experiência é condicionada e sofre várias influências das caraterísticas individuais dos estudantes, articuladas com o contexto organizacional no qual ela ocorre. Este modelo procura, assim, apresentar uma perspetiva integrada e, consequentemente, holística da experiência do estudante e das suas condicionantes, bem como da forma como isso afeta o seu desempenho académico, e pretende constituir uma ferramenta de análise e avaliação da realidade de cada IES, no sentido de esta melhor conhecer e, desse modo, perceber as aspirações, objetivos, necessidades e queixas dos seus estudantes.pt
dc.description.abstractHigher education has experienced, over recent decades, important shifts and reconfigurations, particularly caused by the massification of this level of education, the increasing scarcity of resources, especially in financial terms, and the institutional competition for students. Thus, higher education institutions (HEIs) face the need to define strategies that allow them attracting, integrating, satisfying and successfully graduating their students. This context leads to a growing need, on the part of HEIs, to promote a more complete and in-depth knowledge of students and their experiences, seeking to detect their expectations and needs, and to understand how they can be retained, preventing dropout. This study, by proposing to understand the factors considered by students as exerting influence on their global experience in higher education – and reflected on their academic path, performance and academic (in)success – seeks to be a contribution to increasing the understanding on this phenomenon, particularly with regard to individual and organisational/institutional factors with influence on the quality of the student experience and, consequently, on their performance, which, naturally, interferes in their academic success. This research work, which is qualitative in nature, uses a multi-case study methodology, having analysed four public HEIs. The results led to the development of an analytical model, according to which the students’ experience is a multidimensional construct, composed of their academic, social and functional experience in the HEI. This experience is conditioned and influenced by the students’ individual traits, articulated with the organisational context in which it occurs. This model seeks, thus, to present an integrated and, consequently, holistic perspective of the students’ experience and of its constraints, as well as the way it affects their academic performance, and intends to be a tool of analysis and assessment of the reality of each HEI, so that it may better understand the aspirations, goals, needs and complaints of its students.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.relationFCT/FSE - III Quadro Comunitário de Apoiopt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstudos em ensino superiorpt
dc.subjectSucesso escolar - Alunos do superiorpt
dc.subjectAvaliação dos alunospt
dc.subjectEnsino superior--Avaliaçãopt
dc.subject.otherExperiência no ensino superiorpt
dc.subject.otherEstudantes do ensino superiorpt
dc.subject.otherDesempenho académicopt
dc.subject.otherSucesso académicopt
dc.subject.otherInstituições de ensino superiorpt
dc.titleSucesso académico: uma análise multidimensional da experiência dos estudantes do ensino superiorpt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
thesis.degree.grantorUniversidade do Portopt
dc.identifier.tid101421346-
Appears in Collections:DCSPT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_FINAL.pdf3.97 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.