Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/21690
Título: Sucesso académico: uma análise multidimensional da experiência dos estudantes do ensino superior
Autor: Sá, Maria José Sampaio de
Orientador: Geraldo, Teresa
Taylor, Maria de Lourdes Machado
Palavras-chave: Estudos em ensino superior
Sucesso escolar - Alunos do superior
Avaliação dos alunos
Ensino superior--Avaliação
Data de Defesa: 2017
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O ensino superior tem vindo a ser alvo, nas últimas décadas, de importantes mudanças e reconfigurações, provocadas, designadamente, pela massificação deste nível de ensino, pela escassez crescente de recursos, sobretudo ao nível financeiro, e pela competição institucional por estudantes. Deste modo, as instituições de ensino superior (IES) veem-se confrontadas com a necessidade de definirem estratégias que lhes permitam atrair, integrar, satisfazer e graduar com sucesso os seus estudantes. Este contexto conduz a uma crescente necessidade, por parte das IES, de promoverem um conhecimento mais completo e aprofundado dos estudantes e das suas experiências, procurando detetar as suas expetativas e necessidades e perceber de que forma eles podem ser fidelizados, prevenindo o seu abandono. O presente estudo, ao propor-se compreender os fatores que os estudantes consideram exercerem influência na sua experiência global no ensino superior – e que se refletem no seu percurso, desempenho e (in)sucesso académico – pretende constituir um contributo para o aumento da compreensão deste fenómeno, designadamente no que se refere aos fatores individuais e organizacionais/institucionais com influência na qualidade da experiência dos estudantes e, consequentemente, no seu desempenho, com interferências, desde logo, no seu sucesso académico. Este trabalho de investigação, que assume um cariz qualitativo, utiliza a metodologia de estudo multi-casos, tendo-se analisado quatro instituições de ensino superior público. Os resultados conduziram ao desenvolvimento de um modelo de análise, de acordo com o qual a experiência dos estudantes constitui um constructo multidimensional, composto pela sua experiência académica, social e funcional na IES. Esta experiência é condicionada e sofre várias influências das caraterísticas individuais dos estudantes, articuladas com o contexto organizacional no qual ela ocorre. Este modelo procura, assim, apresentar uma perspetiva integrada e, consequentemente, holística da experiência do estudante e das suas condicionantes, bem como da forma como isso afeta o seu desempenho académico, e pretende constituir uma ferramenta de análise e avaliação da realidade de cada IES, no sentido de esta melhor conhecer e, desse modo, perceber as aspirações, objetivos, necessidades e queixas dos seus estudantes.
Higher education has experienced, over recent decades, important shifts and reconfigurations, particularly caused by the massification of this level of education, the increasing scarcity of resources, especially in financial terms, and the institutional competition for students. Thus, higher education institutions (HEIs) face the need to define strategies that allow them attracting, integrating, satisfying and successfully graduating their students. This context leads to a growing need, on the part of HEIs, to promote a more complete and in-depth knowledge of students and their experiences, seeking to detect their expectations and needs, and to understand how they can be retained, preventing dropout. This study, by proposing to understand the factors considered by students as exerting influence on their global experience in higher education – and reflected on their academic path, performance and academic (in)success – seeks to be a contribution to increasing the understanding on this phenomenon, particularly with regard to individual and organisational/institutional factors with influence on the quality of the student experience and, consequently, on their performance, which, naturally, interferes in their academic success. This research work, which is qualitative in nature, uses a multi-case study methodology, having analysed four public HEIs. The results led to the development of an analytical model, according to which the students’ experience is a multidimensional construct, composed of their academic, social and functional experience in the HEI. This experience is conditioned and influenced by the students’ individual traits, articulated with the organisational context in which it occurs. This model seeks, thus, to present an integrated and, consequently, holistic perspective of the students’ experience and of its constraints, as well as the way it affects their academic performance, and intends to be a tool of analysis and assessment of the reality of each HEI, so that it may better understand the aspirations, goals, needs and complaints of its students.
Descrição: Doutoramento em Estudos em Ensino Superior
URI: http://hdl.handle.net/10773/21690
Aparece nas coleções: DCSPT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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