Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/21690
Título: | Sucesso académico: uma análise multidimensional da experiência dos estudantes do ensino superior |
Autor: | Sá, Maria José Sampaio de |
Orientador: | Geraldo, Teresa Taylor, Maria de Lourdes Machado |
Palavras-chave: | Estudos em ensino superior Sucesso escolar - Alunos do superior Avaliação dos alunos Ensino superior--Avaliação |
Data de Defesa: | 2017 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O ensino superior tem vindo a ser alvo, nas últimas décadas, de importantes
mudanças e reconfigurações, provocadas, designadamente, pela massificação
deste nível de ensino, pela escassez crescente de recursos, sobretudo ao nível
financeiro, e pela competição institucional por estudantes. Deste modo, as
instituições de ensino superior (IES) veem-se confrontadas com a necessidade
de definirem estratégias que lhes permitam atrair, integrar, satisfazer e graduar
com sucesso os seus estudantes. Este contexto conduz a uma crescente
necessidade, por parte das IES, de promoverem um conhecimento mais
completo e aprofundado dos estudantes e das suas experiências, procurando
detetar as suas expetativas e necessidades e perceber de que forma eles
podem ser fidelizados, prevenindo o seu abandono.
O presente estudo, ao propor-se compreender os fatores que os estudantes
consideram exercerem influência na sua experiência global no ensino superior –
e que se refletem no seu percurso, desempenho e (in)sucesso académico –
pretende constituir um contributo para o aumento da compreensão deste
fenómeno, designadamente no que se refere aos fatores individuais e
organizacionais/institucionais com influência na qualidade da experiência dos
estudantes e, consequentemente, no seu desempenho, com interferências,
desde logo, no seu sucesso académico.
Este trabalho de investigação, que assume um cariz qualitativo, utiliza a
metodologia de estudo multi-casos, tendo-se analisado quatro instituições de
ensino superior público. Os resultados conduziram ao desenvolvimento de um
modelo de análise, de acordo com o qual a experiência dos estudantes constitui
um constructo multidimensional, composto pela sua experiência académica,
social e funcional na IES. Esta experiência é condicionada e sofre várias
influências das caraterísticas individuais dos estudantes, articuladas com o
contexto organizacional no qual ela ocorre. Este modelo procura, assim,
apresentar uma perspetiva integrada e, consequentemente, holística da
experiência do estudante e das suas condicionantes, bem como da forma como
isso afeta o seu desempenho académico, e pretende constituir uma ferramenta
de análise e avaliação da realidade de cada IES, no sentido de esta melhor
conhecer e, desse modo, perceber as aspirações, objetivos, necessidades e
queixas dos seus estudantes. Higher education has experienced, over recent decades, important shifts and reconfigurations, particularly caused by the massification of this level of education, the increasing scarcity of resources, especially in financial terms, and the institutional competition for students. Thus, higher education institutions (HEIs) face the need to define strategies that allow them attracting, integrating, satisfying and successfully graduating their students. This context leads to a growing need, on the part of HEIs, to promote a more complete and in-depth knowledge of students and their experiences, seeking to detect their expectations and needs, and to understand how they can be retained, preventing dropout. This study, by proposing to understand the factors considered by students as exerting influence on their global experience in higher education – and reflected on their academic path, performance and academic (in)success – seeks to be a contribution to increasing the understanding on this phenomenon, particularly with regard to individual and organisational/institutional factors with influence on the quality of the student experience and, consequently, on their performance, which, naturally, interferes in their academic success. This research work, which is qualitative in nature, uses a multi-case study methodology, having analysed four public HEIs. The results led to the development of an analytical model, according to which the students’ experience is a multidimensional construct, composed of their academic, social and functional experience in the HEI. This experience is conditioned and influenced by the students’ individual traits, articulated with the organisational context in which it occurs. This model seeks, thus, to present an integrated and, consequently, holistic perspective of the students’ experience and of its constraints, as well as the way it affects their academic performance, and intends to be a tool of analysis and assessment of the reality of each HEI, so that it may better understand the aspirations, goals, needs and complaints of its students. |
Descrição: | Doutoramento em Estudos em Ensino Superior |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21690 |
Aparece nas coleções: | DCSPT - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_FINAL.pdf | 3.97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.