Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21448
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Inês Maria Henriques Guedes dept
dc.contributor.authorFaria, Lara Filipa da Costa Airespt
dc.date.accessioned2018-01-16T09:44:07Z-
dc.date.available2018-01-16T09:44:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/21448-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt
dc.description.abstractA presente investigação apresenta um estudo de caso sobre a importância da introdução de conceitos artísticos num curso de formação profissional, enquadrado na disciplina de Materiais e Tecnologias, do Curso Profissional de Técnico de Desenho de Mobiliário, do 11º ano de escolaridade, na Escola Secundária António Sérgio. Considerou-se neste trabalho de investigação a educação artística como reforço didático de conteúdos, preferencialmente o fazer artístico, a pedagogia projetual, a cultura e a educação estética imbricados com a formação profissional-técnica de saberes, direcionados para perfis profissionais restritos, pré-existentes. Pretende-se descrever, neste relatório, uma experiência reflexiva através da investigação-ação que busca a construção do conhecimento sustentado na experiência de fruição da arte na interculturalidade que margeia o quotidiano escolar, como processo de compreensão do mundo.pt
dc.description.abstractThe present investigation presents a case study about the importance of the introduction of artistic concepts in a vocational training course, inside the Materiais e Tecnologias discipline, in the professional course of Técnico de Desenho de Mobiliário, in the eleventh grade, in Escola Secundária António Sérgio. In this work is considered the artistic education as a didactic reinforcement of contents, preferably the artistic practice, the projectual pedagogy, the culture and the aesthetic education overlapped with the vocational professional-technique of knowledge, directed to pre-existing professional ristricted profiles. In this report, it is intended to describe, a reflexive experience through the action-investigation that seeks the construction of sustained knowledge in the experience of art enjoyment in the interculturalism that lay on the academic routine, as a comprehension process of the world.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação artísticapt
dc.subjectFormação profissionalpt
dc.subjectEnsino secundáriopt
dc.subjectTrabalho de projetopt
dc.subjectProjetos educativospt
dc.subjectMétodos pedagógicospt
dc.subject.otherFormação profissionalpt
dc.subject.otherEducação artísticapt
dc.subject.otherTrabalho de projetopt
dc.titleEducação artística na formação profissional do ensino secundáriopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201934396-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf5.85 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.