Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/21448
Título: Educação artística na formação profissional do ensino secundário
Autor: Faria, Lara Filipa da Costa Aires
Orientador: Oliveira, Inês Maria Henriques Guedes de
Palavras-chave: Educação artística
Formação profissional
Ensino secundário
Trabalho de projeto
Projetos educativos
Métodos pedagógicos
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A presente investigação apresenta um estudo de caso sobre a importância da introdução de conceitos artísticos num curso de formação profissional, enquadrado na disciplina de Materiais e Tecnologias, do Curso Profissional de Técnico de Desenho de Mobiliário, do 11º ano de escolaridade, na Escola Secundária António Sérgio. Considerou-se neste trabalho de investigação a educação artística como reforço didático de conteúdos, preferencialmente o fazer artístico, a pedagogia projetual, a cultura e a educação estética imbricados com a formação profissional-técnica de saberes, direcionados para perfis profissionais restritos, pré-existentes. Pretende-se descrever, neste relatório, uma experiência reflexiva através da investigação-ação que busca a construção do conhecimento sustentado na experiência de fruição da arte na interculturalidade que margeia o quotidiano escolar, como processo de compreensão do mundo.
The present investigation presents a case study about the importance of the introduction of artistic concepts in a vocational training course, inside the Materiais e Tecnologias discipline, in the professional course of Técnico de Desenho de Mobiliário, in the eleventh grade, in Escola Secundária António Sérgio. In this work is considered the artistic education as a didactic reinforcement of contents, preferably the artistic practice, the projectual pedagogy, the culture and the aesthetic education overlapped with the vocational professional-technique of knowledge, directed to pre-existing professional ristricted profiles. In this report, it is intended to describe, a reflexive experience through the action-investigation that seeks the construction of sustained knowledge in the experience of art enjoyment in the interculturalism that lay on the academic routine, as a comprehension process of the world.
Descrição: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/21448
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf5.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.