Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/21365
Title: | Os sonhadores das sombras : uma cartografia poética das micropolíticas de resistência da dramaturgia da luz Opus Lux |
Author: | Souza, Iara Regina da Silva |
Advisor: | Baptista, Maria Manuel Lima, Wladilene |
Keywords: | Estudos culturais Encenação Teatro Poesia |
Defense Date: | 28-Apr-2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Propomos nesta investigação a cartografia de uma poética cênica
que se exprime através do espetáculo Opus Lux, desvendando os
procedimentos e as técnicas que a constituíram. Procedimentos e
técnicas dizem respeito a todas as ações e gestos cotidianos,
tradicionais ou inventados que tiveram como propósito a encenação
do Opus Lux. Para tanto, será utilizado como fonte de dados o
caderno de montagem da performer Virginia Abasto. Além disso,
foram realizados no Brasil um grupo focal com os quatro membros
da equipe de criadores do espetáculo Opus Lux e uma entrevista
individual aberta. O objetivo foi estabelecer uma discussão sobre os
processos criativos de cada um a partir de alguns temas propostos.
Todos os dados produzidos foram tratados a partir da teoria da
diferença de Gilles Deleuze e Felix Guattari; dos pressupostos
teóricos dos Estudos Culturais como campo de compreensão das
questões complexas que envolvem os usos e a construção de
sentidos; bem como do teatro experimental, como linguagem aberta
e de invenção que possibilita a produção de uma poética da luz. We propose in this investigation a cartography of a scenic poetics that expresses itself through the spectacle Opus Lux, unveiling the procedures and the techniques that constituted it. Procedures and techniques refer to all traditional and invented everyday actions and gestures that have as their purpose the staging of Opus Lux. For this purpose, the Virginia Abasto performer's assembly diary will be used as data source. In addition, a focus group was held in Brazil with the four members of the creators team of the Opus Lux show and an open individual interview. The objective was to establish a discussion about the creative processes of each one based on some proposed themes. All the data produced were treated from the difference theory of Gilles Deleuze and Felix Guattari; Of the theoretical assumptions of Cultural Studies as a field of understanding of the complex questions that surround the uses and the construction of senses; As well as experimental theater, as an open language and invention that enables the production of a poetics of light. |
Description: | Doutoramento em Estudos Culturais |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21365 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DLC - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Iara Regina da Silva Souza.pdf | 4.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.