Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21365
Title: Os sonhadores das sombras : uma cartografia poética das micropolíticas de resistência da dramaturgia da luz Opus Lux
Author: Souza, Iara Regina da Silva
Advisor: Baptista, Maria Manuel
Lima, Wladilene
Keywords: Estudos culturais
Encenação
Teatro
Poesia
Defense Date: 28-Apr-2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Propomos nesta investigação a cartografia de uma poética cênica que se exprime através do espetáculo Opus Lux, desvendando os procedimentos e as técnicas que a constituíram. Procedimentos e técnicas dizem respeito a todas as ações e gestos cotidianos, tradicionais ou inventados que tiveram como propósito a encenação do Opus Lux. Para tanto, será utilizado como fonte de dados o caderno de montagem da performer Virginia Abasto. Além disso, foram realizados no Brasil um grupo focal com os quatro membros da equipe de criadores do espetáculo Opus Lux e uma entrevista individual aberta. O objetivo foi estabelecer uma discussão sobre os processos criativos de cada um a partir de alguns temas propostos. Todos os dados produzidos foram tratados a partir da teoria da diferença de Gilles Deleuze e Felix Guattari; dos pressupostos teóricos dos Estudos Culturais como campo de compreensão das questões complexas que envolvem os usos e a construção de sentidos; bem como do teatro experimental, como linguagem aberta e de invenção que possibilita a produção de uma poética da luz.
We propose in this investigation a cartography of a scenic poetics that expresses itself through the spectacle Opus Lux, unveiling the procedures and the techniques that constituted it. Procedures and techniques refer to all traditional and invented everyday actions and gestures that have as their purpose the staging of Opus Lux. For this purpose, the Virginia Abasto performer's assembly diary will be used as data source. In addition, a focus group was held in Brazil with the four members of the creators team of the Opus Lux show and an open individual interview. The objective was to establish a discussion about the creative processes of each one based on some proposed themes. All the data produced were treated from the difference theory of Gilles Deleuze and Felix Guattari; Of the theoretical assumptions of Cultural Studies as a field of understanding of the complex questions that surround the uses and the construction of senses; As well as experimental theater, as an open language and invention that enables the production of a poetics of light.
Description: Doutoramento em Estudos Culturais
URI: http://hdl.handle.net/10773/21365
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DLC - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Iara Regina da Silva Souza.pdf4.45 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.