Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21127
Title: A escrita colaborativa de textos narrativos: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
Author: Neves, Tiago João Vitório das
Advisor: Pereira, Luísa Álvares
Keywords: Didática das línguas
Escrita colaborativa
Ensino básico 2º ciclo
Estratégias da aprendizagem
Defense Date: 19-Dec-2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente dissertação enquadra-se no contexto de formação do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. É dedicada à área da Didática do Português e foca-se na escrita colaborativa de textos narrativos por crianças recém-alfabetizadas ou ainda em processo de alfabetização. O estudo propôs-se a identificar as dinâmicas de coelaboração que ocorrem entre uma díade de alunas do 2.º ano de escolaridade, durante a escrita colaborativa de textos narrativos, bem como as funções das leituras realizadas durante o processo de produção textual. Baseado nas teorias socioconstrutivistas, pretende relevar a importância das interações sociais no desenvolvimento de competências de escrita, assim como importância da leitura para o ensino da escrita. O corpus de análise foi recolhido pelo Projeto de Cooperação Internacional InterWriting – I. Em conjunto com outras parcerias, este projeto desenvolveu um sistema que permitiu a captura e sincronização de um filme-escrita, um filme-díade, o áudio-alunos, a folha de papel com o texto acabado, bem como as transcrições dos comentários da díade. Todos os elementos referidos quando sincronizados, formam uma importante base de dados a partir da qual foi possível desenvolver o presente estudo. O corpus é composto por quatro produções textuais escritas colaborativamente por uma díade de alunas pertencente a uma escola da zona de Aveiro. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a coconstrução constitui a dinâmica de coelaboração mais frequente durante o trabalho colaborativo, relevando o envolvimento cognitivo ativo por parte das duas alunas. Além disso, foi possível constatar que, através do trabalho colaborativo, as alunas descobriram uma nova forma de produzir textos e de aprender em interação, procurando essa opção e abandonando a passividade em tarefas colaborativas. Importa também relevar a importância da verbalização silábica para a correção ortográfica, bem como da leitura como forma de revisão textual e de procura de coesão e coerência textual.
This master’s thesis falls within the learning context of the Masters in 1st and 2nd Basic Education Cycles Teaching. It is dedicated to the field of Portuguese Didactics and it focuses on the collaborative writing of narrative texts be newly literate children. This study aims to identify the co-elaboration behaviour that occurs between a dyad of 2nd grade students, during the collaborative writing of narrative texts, as well as the reading purposes throughout the textual production process. Based on the social constructivism theories, it aims at relevating the importance of social interactions in the writing competences development, as well as the importance of reading to the teaching of writing. The analysis corpus was collected by the International Cooperation Project InterWriting – I. Along with other partnerships, this project has developed a system that allows the capture and synchronization of a writing-movie, a dyad-movie, a students-audio, the final text sheet paper, as well as the dyad’s commentaries transcripts. All of the referred elements, when synchronized, form a powerful database from which it was possible to run this study. Thus, the analysis corpus consists of four collaborative written text productions by a student dyad from a school in the Aveiro district. The obtained results allow us to conclude that co-construction is the most frequent co-elaborative behaviour during the collaborative work, relevating the active cognitive enrollment by the two students. Besides that, it was also possible to determine that, through the collaborative work, the students found out a new way of producting texts and of learning in interaction, seeking for that option and abandoning the passiveness in colaborative tasks. One should also relevate the importance of the syllabic verbalization for the orthographic correction and the importance of reading as a way of text revising and of seeking text cohesion and coherence.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/21127
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf4.85 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.