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http://hdl.handle.net/10773/2014
Title: | Detecção activa de obstáculos móveis para apoio à condução |
Author: | Jorge, José Hermínio Campos |
Advisor: | Vieira, José Manuel Neto |
Keywords: | Engenharia electrónica Detectores Ultrassons Transdutores Processamento de sinal |
Defense Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este documento descreve um trabalho desenvolvido no âmbito da tese de Mestrado,
ano lectivo de 2007-08, do Mestrado Integrado de Engenharia Electrónica e
Telecomunicações da Universidade de Aveiro. O trabalho realizado foi no sentido de
desenvolver um sistema de detecção de obstáculos móveis baseado em ultra-sons, para
aplicar num veículo cujo principal objectivo é participar na prova Eco-Maratona Shell.
Pretendia-se com este sistema detectar veículos em aproximação pela retaguarda e
avisar ao piloto através de mecanismos de apoio. Pretendia-se também determinar qual
a velocidade de aproximação e qual o quadrante de aproximação em relação ao eixo de
direcção do Ícaro. Durante a realização deste projecto, grande parte dos esforços foram
no sentido de construir um sistema de detecção de obstáculos que permitisse apenas, a
aquisição de ecos provenientes de direcções paralelas ao solo, focalizando o máximo de
energia possível em torno dos 0 graus. A autonomia do sistema também foi tida em
conta, pois o sistema foi idealizado para um veículo automóvel, tendo como única fonte
energética a bateria. Deste trabalho, resultou um protótipo para o sistema de detecção
com bastantes potencialidades para a aplicação. No entanto ainda carece de testes
efectuados em movimento, isto é, em condições reais, para colmatar qualquer problema
detectado. Ultra-sounds are a path to detect obstacles, but there are various ways to use them to that goal. In this work, we evaluate some devices based in ultra-sonic transducers and compare them to achieve a good performance in obstacle detection and distance determination as well. A Shell Eco-Marathon driver must have the perception of the rear distance object , this is given by ears and eyes. The vision of the rear objects is given by the car mirrors, but in this case is also given by a led´s panel, the earing perception is given by sounds produced in function of the direction of the rear object. This system is to be applied to a car and must be autonomous, there are a group of devices to reach a system based only on the car battery in terms of energy. |
Description: | Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/2014 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado |
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