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http://hdl.handle.net/10773/2014
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Vieira, José Manuel Neto | por |
dc.contributor.author | Jorge, José Hermínio Campos | por |
dc.coverage.spatial | Aveiro | por |
dc.date.accessioned | 2011-04-19T13:51:04Z | - |
dc.date.available | 2011-04-19T13:51:04Z | - |
dc.date.issued | 2008 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/2014 | - |
dc.description | Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações | por |
dc.description.abstract | Este documento descreve um trabalho desenvolvido no âmbito da tese de Mestrado, ano lectivo de 2007-08, do Mestrado Integrado de Engenharia Electrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro. O trabalho realizado foi no sentido de desenvolver um sistema de detecção de obstáculos móveis baseado em ultra-sons, para aplicar num veículo cujo principal objectivo é participar na prova Eco-Maratona Shell. Pretendia-se com este sistema detectar veículos em aproximação pela retaguarda e avisar ao piloto através de mecanismos de apoio. Pretendia-se também determinar qual a velocidade de aproximação e qual o quadrante de aproximação em relação ao eixo de direcção do Ícaro. Durante a realização deste projecto, grande parte dos esforços foram no sentido de construir um sistema de detecção de obstáculos que permitisse apenas, a aquisição de ecos provenientes de direcções paralelas ao solo, focalizando o máximo de energia possível em torno dos 0 graus. A autonomia do sistema também foi tida em conta, pois o sistema foi idealizado para um veículo automóvel, tendo como única fonte energética a bateria. Deste trabalho, resultou um protótipo para o sistema de detecção com bastantes potencialidades para a aplicação. No entanto ainda carece de testes efectuados em movimento, isto é, em condições reais, para colmatar qualquer problema detectado. | por |
dc.description.abstract | Ultra-sounds are a path to detect obstacles, but there are various ways to use them to that goal. In this work, we evaluate some devices based in ultra-sonic transducers and compare them to achieve a good performance in obstacle detection and distance determination as well. A Shell Eco-Marathon driver must have the perception of the rear distance object , this is given by ears and eyes. The vision of the rear objects is given by the car mirrors, but in this case is also given by a led´s panel, the earing perception is given by sounds produced in function of the direction of the rear object. This system is to be applied to a car and must be autonomous, there are a group of devices to reach a system based only on the car battery in terms of energy. | - |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.relation.uri | http://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000227804 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Engenharia electrónica | por |
dc.subject | Detectores | por |
dc.subject | Ultrassons | por |
dc.subject | Transdutores | por |
dc.subject | Processamento de sinal | por |
dc.title | Detecção activa de obstáculos móveis para apoio à condução | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | por |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado |
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