Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18941
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSá, Cristina Manuelapt
dc.date.accessioned2017-11-22T19:20:13Z-
dc.date.available2017-11-22T19:20:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn1646-9526pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18941-
dc.description.abstractDefendemos o uso da banda desenhada como um material didático no ensino da língua materna, tendo em conta o facto de que pode ser narrativa e contribuir para o desenvolvimento de competências em comunicação escrita. Recentemente, a banda desenhada foi introduzida nos textos reguladores em Portugal e passou-se a recomendar o seu uso na sala de aula. Contudo, a nossa experiência como supervisora da prática pedagógica supervisionada leva-nos a pensar que nada mudou realmente, à exceção da ideia de que a leitura da banda desenhada é prejudicial à correta comunicação em língua materna. Esta convicção incitou-nos a investir na análise de textos reguladores, a fim de determinar que papel atribuem à banda desenhada e de que forma este género textual pode contribuir para desenvolver competências em compreensão na leitura e expressão/produção escrita de acordo com as regras que estes impõem. Neste texto, ocupamo-nos exclusivamente dos textos reguladores para o 1º Ciclo do Ensino Básico.pt
dc.description.abstractWe have always sustained the use of comics in the teaching of the mother tongue taking into account the fact that they may be narrative and contribute to the development of competencies in reading and writing. Recently, comics were introduced in the Portuguese syllabuses and their use in the classroom recommended. Nevertheless, our experience as a supervisor in teacher training led us to believe that nothing has really changed, except the conception that reading comics would be harmful for the quality of the communication in the mother tongue. This conviction made us invest in the analysis of Portuguese syllabuses concerning mother tongue in order to determine what role they attribute to comics and how this text gender may contribute to the development of competencies in reading and writing according to the rules they impose. In this text, we deal exclusively with primary school syllabuses.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherEscola Superior de Educação de Coimbrapt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBanda desenhadapt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectTextos reguladorespt
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.titleBanda desenhada e desenvolvimento de competências em leitura e escritapt
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage37pt
degois.publication.issueNúmero temático – Entre a investigação e as práticas em Didática do Português: alguns diálogospt
degois.publication.lastPage86pt
degois.publication.titleRevista EXEDRApt
dc.relation.publisherversionhttp://www.exedrajournal.com/?p=516pt
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Banda desenhada e desenvolvimento de competências em leitura e escrita.pdfBanda desenhada e desenvolvimento de competências471.62 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.