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http://hdl.handle.net/10773/18838
Title: | Sistema para gestão de informação de transportes públicos de uma cidade |
Author: | Mouro, Anabela Nordeste |
Advisor: | Rocha, Nelson Cunha, Maria Paula Trigueiros da Silva |
Keywords: | Transportes públicos Gestão da informação |
Defense Date: | 2003 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Ao longo dos últimos anos a informação tem vindo a ser reconhecida como um
recurso fundamental e um requisito para uma participação activa na
sociedade.
O reconhecimento da importância da informação e o aparecimento e
proliferação das Tecnologias de Informação e Comunicação conduziram à
criação do conceito de “Sociedade de Informação”. No entanto, a criação de
uma verdadeira Sociedade de Informação pressupõe uma sociedade inclusiva,
onde todos tenham as mesmas oportunidades e direitos no acesso à
informação, a fim de evitar o fenómeno da “info-exclusão”. Desta forma, e tal
como defende a filosofia do Projecto Universal, é fundamental conceber
produtos, bens ou serviços acessíveis a um maior número de pessoas
possível.
De entre as várias consequências da falta de informação, ou da dificuldade no
seu acesso, salientam-se os problemas associados à orientação e mobilidade
dos cidadãos. Na verdade, o desenvolvimento das cidades suporta-se também
no crescimento dos serviços de transporte públicos. Porém, a informação
associada a estes serviços nem sempre é comunicada de uma forma acessível
aos cidadãos, sendo particularmente grave o caso das pessoas com
deficiência visual, nomeadamente os cegos.
O sistema NetMapa, objecto desta dissertação, tem por objectivo apresentar
informação sobre transportes públicos de uma forma acessível a um maior
número de pessoas. Assim sendo, ele é composto por um sistema de base de
dados e mecanismos que organizam e apresentam informação pertinente
sobre transportes, através de texto e voz, de uma forma simples, em qualquer
lugar e em qualquer instante. During the last years, information has been recognized as a basic resource and an important requirement for an effective citizenship. This fact associated to the appearance and development of the Information and Communication technologies had lead to the creation of the Information Society concept. However, a true Information Society assumes an inclusive society, where all the people have the same chances and rights concerning information access, in order to prevent the “info-exclusion” phenomenon. So, as the Universal Project philosophy stands, it is essential to conceive accessible products, goods or services to a larger number of people. Among the consequences from information lack, it should be enhanced the one related to the citizens’ orientation and mobility. Indeed, the cities’ development is also supported by the growth of the transport’s public services. However, the information related to these services is not always presented on an accessible way to the citizens, being particularly serious the situation of people with visual handicap, namely blind people. The main objective of the system NetMapa, object of this thesis, is to present information about public transports on an accessible way, to a major number of people. Thus, it consists on a database system and mechanisms that organize and present proper information on transports, through text and voice, on a simple way, anywhere and any time. |
Description: | Mestrado em Gestão de Informação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18838 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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