Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18820
Title: | Cultura organizacional escolar: implicações culturais: os professores do primeiro ciclo e o actual modelo de gestão |
Author: | Marcelo, Patrícia Isabel Antunes |
Advisor: | Pardal, Luís |
Keywords: | Organização escolar Administração escolar Cultura de empresa Professores do básico 1º ciclo Comportamento organizacional |
Defense Date: | 2004 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho centra-se na cultura organizacional escolar,
mais concretamente na cultura dos professores do primeiro ciclo.
Enquadramos os actores educativos no palco da organização
escola. Perspectivamos assim a escola como uma organização
específica, e convocamos para a sua análise os contributos
teóricos das culturas organizacionais e das culturas docentes.
No caso concreto dos professores do primeiro ciclo,
consideramos a existência de uma cultura, assente na sua história
e tradição profissionais, que os distingue e espelha as suas
acções.
Para percebermos a natureza do funcionamento das interacções
no seio da organização escolar, socorremo-nos da abordagem
sistémica, com base no binómio: mudanças e resistências,
atendendo logicamente à temática da autonomia, administração e
gestão das escolas. Esta última, emergiu em Portugal, a partir de
Abril de 74, mas ganhou contornos mais expressivos no contexto
da reforma do sistema educativo, desencadeada pela promulgação
da Lei de Bases do Sistema Educativo, em 14 de Outubro de 1986.
Neste contexto, com este estudo de caso, pretendem-se saber
quais as implicações decorrentes da implementação do modelo
organizacional de administração e gestão, definido pelo decreto –
lei n.º 115-A/98 de 4 de Maio, que aprova o regime de autonomia,
administração e gestão dos estabelecimentos públicos de
educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, na
cultura destes professores do primeiro ciclo.
Confrontados com esta nova organização na administração da
educação, tendo como base a descentralização e o
desenvolvimento da autonomia das escolas, o impacto e a
expressão provocado por estas medidas legislativas, que levaram
à constituição de agrupamentos horizontais, nos professores do
primeiro ciclo, outrora acostumados a trabalhar isoladamente a
diversos níveis, e quase totalmente dependentes da administração
central, revelou-se inevitável. The present work is based in culture essay, more specific in primary teachers culture. We enchase the educative actors on the stage of school organization. So, we put in perspective the school like a specific organization and we convoke for your analysis the theoretical contributes of cultures compositions and of teaching staff cultures. In the concrete case of primary teachers, we consider the existence of one culture, firm in your history and professional traditions that distinguish them and reflect theirs actions. To understand the working nature of interplays among school organization, we succour of systematic boarding, based on binomial: removals and resistances, to take into consideration the autonomy, the administration and school managements. The last one, appeared in Portugal after April 74, but obtained circuits more expensive in the context of the reform in the educative system, get loose by promulgation of Bases Law of Educative System in 14th October in 1986. In this context, with this case of study, it’s pretended to know what are the decurrents implications to come into effect of the standard composition of the administration and management statutable nº 115-A/98 of 4th May, that approve the autonomy regime, the administration and the management of public establishments at preschool education and at basic and secondary training in the culture of these primary teachers. To face with this new organization in administration of education, with base in decentralization and development of the autonomy in schools, the impact and the expression provoked by this legislative measures, that carry to constitution of horizontal groups, in primary teachers, once accustomed to work separately in different levels, and almost totally dependents of the central administration, disclosed inevitable. |
Description: | Mestrado em Administração Escolar |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18820 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cultura Organizacional Escolar.pdf | 506.79 kB | Adobe PDF | ![]() |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.