Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/18805
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Macedo, Joaquim Miguel Gonçalves | pt |
dc.contributor.author | Cerqueira, Inês Silva | pt |
dc.date.accessioned | 2017-11-13T15:00:09Z | - |
dc.date.available | 2017-11-13T15:00:09Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/18805 | - |
dc.description | Mestrado em Engenharia Civil | pt |
dc.description.abstract | Atualmente, devido à melhoria das condições de vida das sociedades modernas tem-se verificado um crescimento do uso do transporte rodoviário, nomeadamente do transporte individual. Por esta razão, o controlo de tráfego nas interseções urbanas tornou-se mais exigente e importante, afetando com isso a capacidade, o tempo de viagem, a eficiência de desempenho e segurança de toda a rede de tráfego. Esta dissertação pretende contribuir para o estudo e avaliação da substituição de uma interseção semaforizada por uma rotunda em Perafita (Matosinhos), avaliando o desempenho de ambas as interseções e comparando-as. Para a comparação e caracterização do desempenho de ambas as interseções foi necessário recorrer a indicadores de desempenho, que se basearam no volume de tráfego que chega à interseção. Desta forma, foram utilizados como indicadores, a capacidade, o grau de saturação, o atraso médio por veículo e o comprimento das filas de espera. Para estimar os valores desses indicadores foram utilizadas metodologias específicas para cada interseção (TRL, SETRA, FCTUC e HCM) e um software de simulação de tráfego, o AIMSUN. Primeiramente, os resultados da simulação foram comparados com os resultados dos modelos clássicos, ficando patente as vantagens do recurso à microssimulação. Em segundo, o impacto da substituição da interseção semaforizada pela rotunda, utilizando os resultados obtidos pelo software, determinaram que a rotunda, para aquela localização e condições de tráfego, apresenta um melhor desempenho previsto, uma vez que, a simulação da rotunda face à interseção semaforizada apresentou maior capacidade, menor atraso médio, menor comprimento de filas de espera, menor grau de saturação, menor tempo de viagem e menor tempo de paragem por veículo. O que demonstra que em termos de condições operacionais, a rotunda traz mais vantagens para todo o tipo de veículos. | pt |
dc.description.abstract | Currently, due to the improvement of the living conditions of modern societies is possible to verify an increase in the road transport utilization, particularly the individual transport. For this reason, traffic control at urban intersections has become more demanding and crucial, influencing the capacity, travel time, performance efficiency and safety of the entire road network. This thesis intends to contribute to the study and evaluation of the replacement of an intersection with traffic lights by a roundabout in Perafita (Matosinhos), assessing the performance of both intersections and comparing them. For comparison and description of the performance of both intersections, it was necessary to use performance indicators, which were based on the volume of traffic that reaches the intersection. In this way, the capacity, degree of saturation, average delay per vehicle and length of waiting queues were used as indicators. To estimate the values of these indicators, specific methodologies were used for each intersection (TRL, SETRA, FCTUC, and HCM) and the traffic simulation software, AIMSUN. Firstly, the results of the simulation were compared with the results of the classical models, where the advantages of the use of microsimulation were noticeable. Secondly, the impact of the replacement of the traffic light intersection by the roundabout, using the results obtained by the software, determined that the roundabout, due to its location and traffic conditions, has a better predicted performance. Since the simulation of the roundabout compared with the traffic light intersection showed higher capacity, lower average delay, shorter queue length, lower saturation, shorter travel time and shorter vehicle downtime is possible to conclude that in terms of operating conditions, the roundabout brings more advantages for all types of vehicles. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Gestão de tráfego | pt |
dc.subject | Redes rodoviárias - Construção - Portugal | pt |
dc.subject | Tráfego urbano | pt |
dc.subject | Engenharia civil | pt |
dc.subject.other | Rotundas | pt |
dc.subject.other | Interseções semaforizadas | pt |
dc.subject.other | Indicadores de desempenho | pt |
dc.subject.other | Microssimulação | pt |
dc.subject.other | AIMSUN | pt |
dc.title | Análise comparativa de diferentes tipos de interseções em meio urbano | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
dc.identifier.tid | 201933160 | - |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DECivil - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 2.5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.