Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18548
Title: | Estudo Autónomo: um objeto de aprendizagem ativa (Matemática Discreta 2016-2017) |
Author: | Neves, António Jorge Carvalho, Maria Paula |
Keywords: | Matemática discreta Lógica Combinatória Grafos |
Issue Date: | Sep-2017 |
Abstract: | Este texto constitui um objeto de aprendizagem elaborado no ano letivo 2016-2017 para apoiar o estudo autónomo dos estudantes que frequentam a unidade curricular Matemática Discreta. Dirige-se, por isso, a estudantes da Licenciatura em Matemática, Mestrado Integrado em Computação e Telemática, Licenciatura em Engenharia Informática e Mestrado Integrado em Engenharia Computacional. Abrange vários temas que integram o programa desta unidade curricular e pretende fomentar a aprendizagem ativa através da resolução de problemas capazes de motivar o estudo autónomo tendo como consequência a consolidação dos assuntos em tempo oportuno ao longo do semestre. Os problemas são apresentados aos estudantes, os quais têm, em geral, cerca de duas semanas para os estudar e resolver. O apoio dos professores é assegurado sempre que solicitado. Esta metodologia tem como objetivos, incentivar a autonomia, promover a discussão entre os pares e o trabalho de grupo, utilizar a bibliogra a recomendada ou ser capaz de encontrar outra, bem como estimular o hábito de escrever matemática. Depois, é proposto ao estudante que resolva na aula um daqueles problemas escolhido de modo aleatório, sendo posteriormente publicada uma resolução completa e detalhada dos problemas em estudo. Assim, este conjunto de problemas com resolução detalhada pode ser visto como material de estudo para apoiar os estudantes no desenvolvimento de raciocínios lógico-dedutivos e de demonstrações de resultados em contextos onde as entidades envolvidas têm natureza discreta. |
Peer review: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18548 |
Appears in Collections: | DMat - Relatórios |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MD2016-17_EA.pdf | Documento único. | 901.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.