Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18503
Title: | A que sabe a ciência?!: uma abordagem CTS no 1º CEB |
Author: | Butt, Ana Cristina |
Advisor: | Rodrigues, Ana Alexandra Valente |
Keywords: | Educação científica Ensino básico 1º ciclo Avaliação da aprendizagem Literacia científica Atividades em ciências |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este Relatório Final de Estágio dá a conhecer o percurso de um projeto de intervenção-investigação, realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada, que consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática sobre a culinária com enfoque nas questões da ciência inerentes à mesma, numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Este projeto de intervenção-investigação teve como objetivos (i) Conceber, implementar e avaliar uma sequência didática para crianças do 4.º ano de escolaridade, que promova a exploração de temáticas de ciências através da culinária; (ii) Avaliar os efeitos da implementação da sequência didática nas aprendizagens das crianças a nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores; (iii) Avaliar o impacte da implementação da sequência didática no desenvolvimento profissional, pessoal e social da professora-investigadora.
Os pilares teóricos de suporte ao projeto foram: Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a Literacia Científica, a educação em ciências nos primeiros anos de escolaridade, a orientação CTS, o socioconstrutivismo e a perspetiva de ensino por pesquisa e questionamento. A sequência didática é composta por atividades que contemplam diversificadas tipologias de atividades práticas.
Neste projeto que adotou características de investigação-ação recolheram-se dados através de inquérito por questionário à observação e à compilação documental. Para a análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo, com recurso a um software de análise qualitativa, o WebQDA. Os resultados obtidos, através da análise dos dados, permitiram inferir sobre o impacte ao nível das aprendizagens das crianças nas subdimensões de análise: conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, assim como o impacte no desenvolvimento profissional da professora-investigadora.
Através da análise dos dados evidenciou-se que a implementação da sequência didática teve efeitos positivos nas aprendizagens das crianças. Realçam-se os parâmetros: identifica alimentos adequados a serem utilizados pelos Astronautas no Espaço; observa; revela rigor na execução das atividades práticas. Constatou-se também bastante progresso no desenvolvimento profissional docente da professora-investigadora sobretudo no que diz respeito a: gestão de sala de aula; competências de investigação; e conceção, planificação, implementação e avaliação de atividades didáticas This final internship report presents the course of an intervention-investigation project, performed in the scope of Supervisioned Pedagogical Practice which consisted in the conception, planning, implementation and evaluation of a didactic sequence regarding cuisine and focusing on several inherent scientific questions associated with it, in a 4th grade class of elementary education. This intervention-investigation project sought out to (i) conceive, implement and evaluate a didactic sequence for children in the 4th grade, that could promote the exploration of scientific thematic through cuisine; (ii) Evaluate the effects on the implementation of didactic sequences in children’s learning skills regarding knowledge, capabilities, attitudes and values; (iii) Evaluate the impact associated with the implementation of the didactic sequence, on the teacher-investigator’s professional, personal and social development. The supporting theoretical pillars in this project were: Education on Sustainable Development and Scientific Literacy, science education in the first years of school, STS orientation, socio-constructivism and an Inquiry-Based Science Education perspective. The didactic sequence consists on activities which contemplate diversified types of practical activities. In this project that adopted characteristics of research-action, data was collected through question inquiries, observation and document compilation. Data analysis involved content analysis, resorting to a qualitative analysis software, WebQDA. The obtained data results, through data analysis, allowed to infer the impact on the children’s knowledge level at the analysis sub-dimensions: knowledge, capabilities, attitudes and values, as well as the impact on the teacher-investigators’ professional development. The analysis of the results let us conclude that implementing the didactic sequence had a positive effect in the children's learning. It is important to highlight the following parameters: identifies the adequate foods to be utilized by astronauts in space; Observes and shows rigor executing practical work. It was also possible to verify quite a progress in the professional teaching development of the investigator specially regarding the following aspects: classroom management; investigational skills; and the design, planning, implementation and evaluation of didactic activities. |
Description: | Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18503 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 4.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.