Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18503
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Ana Alexandra Valentept
dc.contributor.authorButt, Ana Cristinapt
dc.date.accessioned2017-10-12T08:30:55Z-
dc.date.available2017-10-12T08:30:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18503-
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractEste Relatório Final de Estágio dá a conhecer o percurso de um projeto de intervenção-investigação, realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada, que consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática sobre a culinária com enfoque nas questões da ciência inerentes à mesma, numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto de intervenção-investigação teve como objetivos (i) Conceber, implementar e avaliar uma sequência didática para crianças do 4.º ano de escolaridade, que promova a exploração de temáticas de ciências através da culinária; (ii) Avaliar os efeitos da implementação da sequência didática nas aprendizagens das crianças a nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores; (iii) Avaliar o impacte da implementação da sequência didática no desenvolvimento profissional, pessoal e social da professora-investigadora. Os pilares teóricos de suporte ao projeto foram: Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a Literacia Científica, a educação em ciências nos primeiros anos de escolaridade, a orientação CTS, o socioconstrutivismo e a perspetiva de ensino por pesquisa e questionamento. A sequência didática é composta por atividades que contemplam diversificadas tipologias de atividades práticas. Neste projeto que adotou características de investigação-ação recolheram-se dados através de inquérito por questionário à observação e à compilação documental. Para a análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo, com recurso a um software de análise qualitativa, o WebQDA. Os resultados obtidos, através da análise dos dados, permitiram inferir sobre o impacte ao nível das aprendizagens das crianças nas subdimensões de análise: conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, assim como o impacte no desenvolvimento profissional da professora-investigadora. Através da análise dos dados evidenciou-se que a implementação da sequência didática teve efeitos positivos nas aprendizagens das crianças. Realçam-se os parâmetros: identifica alimentos adequados a serem utilizados pelos Astronautas no Espaço; observa; revela rigor na execução das atividades práticas. Constatou-se também bastante progresso no desenvolvimento profissional docente da professora-investigadora sobretudo no que diz respeito a: gestão de sala de aula; competências de investigação; e conceção, planificação, implementação e avaliação de atividades didáticaspt
dc.description.abstractThis final internship report presents the course of an intervention-investigation project, performed in the scope of Supervisioned Pedagogical Practice which consisted in the conception, planning, implementation and evaluation of a didactic sequence regarding cuisine and focusing on several inherent scientific questions associated with it, in a 4th grade class of elementary education. This intervention-investigation project sought out to (i) conceive, implement and evaluate a didactic sequence for children in the 4th grade, that could promote the exploration of scientific thematic through cuisine; (ii) Evaluate the effects on the implementation of didactic sequences in children’s learning skills regarding knowledge, capabilities, attitudes and values; (iii) Evaluate the impact associated with the implementation of the didactic sequence, on the teacher-investigator’s professional, personal and social development. The supporting theoretical pillars in this project were: Education on Sustainable Development and Scientific Literacy, science education in the first years of school, STS orientation, socio-constructivism and an Inquiry-Based Science Education perspective. The didactic sequence consists on activities which contemplate diversified types of practical activities. In this project that adopted characteristics of research-action, data was collected through question inquiries, observation and document compilation. Data analysis involved content analysis, resorting to a qualitative analysis software, WebQDA. The obtained data results, through data analysis, allowed to infer the impact on the children’s knowledge level at the analysis sub-dimensions: knowledge, capabilities, attitudes and values, as well as the impact on the teacher-investigators’ professional development. The analysis of the results let us conclude that implementing the didactic sequence had a positive effect in the children's learning. It is important to highlight the following parameters: identifies the adequate foods to be utilized by astronauts in space; Observes and shows rigor executing practical work. It was also possible to verify quite a progress in the professional teaching development of the investigator specially regarding the following aspects: classroom management; investigational skills; and the design, planning, implementation and evaluation of didactic activities.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação científicapt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt
dc.subjectLiteracia científicapt
dc.subjectAtividades em ciênciaspt
dc.subject.otherEducação em ciências no 1.º CEBpt
dc.subject.otherOrientação CTSpt
dc.subject.otherLiteracia científicapt
dc.subject.otherEPP/IBSEpt
dc.subject.otherSequência didáticapt
dc.subject.otherCiência da culináriapt
dc.subject.otherAvaliação de aprendizagenspt
dc.titleA que sabe a ciência?!: uma abordagem CTS no 1º CEBpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201934531-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf4.35 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.