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Title: A relação entre a consciência fonológica e o domínio da ortografia: um estudo com alunos do 1º ano de escolaridade
Author: Martins, Maria Goreti Pereira
Advisor: Graça, Luciana
Keywords: Ensino da escrita
Ensino básico 1º ciclo
Fonologia
Erros ortográficos
Ensino da ortografia
Estratégias da aprendizagem
Ditado
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este relatório aborda a consciência fonológica e a capacidade ortográfica de crianças do 1.º ano de escolaridade, com o principal objetivo de estudar a rela-ção existente entre estas duas competências. Sob o ponto de vista de vários autores especialistas na área, procuramos abordar o conceito de consciência fonológica, a entrada no mundo da escrita e as dificuldades que a criança en-frenta no início da alfabetização, para assim estudar o modo como a criança desenvolve a sua capacidade ortográfica e relacionar esta capacidade com a consciência fonológica. Para estabelecer tal relação, aplicámos a Bateria de Provas Fonológicas criada por Silva (2008), a fim de averiguar a consciência fonológica das crianças, e realizámos um ditado ao aluno, apenas como instrumento de verificação da componente ortográfica. Os participantes do nosso estudo foram as crianças de três turmas existentes do 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, numa escola situada no concelho e no distrito de Aveiro, durante o 3.º período do ano letivo de 2013/2014. Com os resultados obtidos com os instrumentos aplicados conseguimos verificar que existe uma relação positiva entre as duas competências e que a) as crianças com maiores níveis de consciência fonológica apresentam menos erros de orto-grafia, assim como b) as crianças que têm mais representações sobre o escrito e sobre a escrita apresentam menos erros de ortografia.
This report deals with the phonological awareness and orthographic ability of children from year 1, with the main goal of studying the relationship between these skills. From the point of view of several authors in the area, we tried to approach the concept of phonological awareness, the access into the world of writing and the difficulties that the child faces in the beginning of literacy, in order to study how children develop their spelling ability and relate this capacity with phonological awareness. To establish this relationship, we applied the phonological tests battery created by Silva (2008), in order to verify the phonological awareness of children, and we performed a spelling test to the student, only as a checking instrument spell com-ponent. The participants in our study were children from three existing classes of the year 1 of the 1st cycle of basic education in a school in the county and in the district of Aveiro, during the 3rd period of the school year 2013/2014. With the results with the applied tools, we can verify that there is a positive rela-tionship between the two skills and a) children with higher levels of phonological awareness have fewer spelling errors, and b) children who have more represen-tations about writing and the writing have less misspellings.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/18470
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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