Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18470
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGraça, Lucianapt
dc.contributor.authorMartins, Maria Goreti Pereirapt
dc.date.accessioned2017-10-10T10:25:54Z-
dc.date.available2017-10-10T10:25:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18470-
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractEste relatório aborda a consciência fonológica e a capacidade ortográfica de crianças do 1.º ano de escolaridade, com o principal objetivo de estudar a rela-ção existente entre estas duas competências. Sob o ponto de vista de vários autores especialistas na área, procuramos abordar o conceito de consciência fonológica, a entrada no mundo da escrita e as dificuldades que a criança en-frenta no início da alfabetização, para assim estudar o modo como a criança desenvolve a sua capacidade ortográfica e relacionar esta capacidade com a consciência fonológica. Para estabelecer tal relação, aplicámos a Bateria de Provas Fonológicas criada por Silva (2008), a fim de averiguar a consciência fonológica das crianças, e realizámos um ditado ao aluno, apenas como instrumento de verificação da componente ortográfica. Os participantes do nosso estudo foram as crianças de três turmas existentes do 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, numa escola situada no concelho e no distrito de Aveiro, durante o 3.º período do ano letivo de 2013/2014. Com os resultados obtidos com os instrumentos aplicados conseguimos verificar que existe uma relação positiva entre as duas competências e que a) as crianças com maiores níveis de consciência fonológica apresentam menos erros de orto-grafia, assim como b) as crianças que têm mais representações sobre o escrito e sobre a escrita apresentam menos erros de ortografia.pt
dc.description.abstractThis report deals with the phonological awareness and orthographic ability of children from year 1, with the main goal of studying the relationship between these skills. From the point of view of several authors in the area, we tried to approach the concept of phonological awareness, the access into the world of writing and the difficulties that the child faces in the beginning of literacy, in order to study how children develop their spelling ability and relate this capacity with phonological awareness. To establish this relationship, we applied the phonological tests battery created by Silva (2008), in order to verify the phonological awareness of children, and we performed a spelling test to the student, only as a checking instrument spell com-ponent. The participants in our study were children from three existing classes of the year 1 of the 1st cycle of basic education in a school in the county and in the district of Aveiro, during the 3rd period of the school year 2013/2014. With the results with the applied tools, we can verify that there is a positive rela-tionship between the two skills and a) children with higher levels of phonological awareness have fewer spelling errors, and b) children who have more represen-tations about writing and the writing have less misspellings.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da escritapt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectFonologiapt
dc.subjectErros ortográficospt
dc.subjectEnsino da ortografiapt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subjectDitadopt
dc.subject.otherConsciência fonológicapt
dc.subject.otherOrtografiapt
dc.subject.otherEscritapt
dc.subject.otherErro ortográficopt
dc.subject.otherDitadopt
dc.subject.otherBateria de provas fonológicaspt
dc.titleA relação entre a consciência fonológica e o domínio da ortografia: um estudo com alunos do 1º ano de escolaridadept
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório_de_estágio_Maria_Martins_n.º_mec._49588.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.