Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17974
Title: | Aprendizagem à distância com apoio da Internet: proposta de projecto de formação contínua dos professores |
Author: | Sá Nogueira, Lionilda Mágueda Évora de |
Advisor: | Diz, Henrique Santana, Silvina |
Keywords: | Ensino à distância Internet - Formação de professores |
Defense Date: | 2004 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A globalização tem criado novas oportunidades de mercado por um lado e por
outro o aumento da competitividade. Qualquer país para se tornar competitivo
necessita de ter recursos humanos qualificados.
Os países em desenvolvimento se debatem com a escassez de massa crítica
capaz de possibilitar o desenvolvimento desta competitividade.
Este trabalho tem por base um estudo empírico realizado em Cabo Verde, país
africano em desenvolvimento, como o objectivo de verificar a situação das
infra-estruturas e equipamento informático dos liceus e conhecer as
expectativas relativamente à implementação de um projecto de formação
contínua dos professores do ensino secundário com recurso à Internet.
Para o efeito foram auscultados, através de entrevistas e inquéritos, os
principais intervenientes no ensino e formação deste público. Os resultados
deste estudo apontam as causas do insucesso escolar no ensino secundário,
segundo a perspectiva dos entrevistados/inquiridos e levaram à proposta de
um modelo de formação contínua dos docentes deste nível de ensino,
baseado nas opiniões recolhidas, na análise bibliográfica efectuada e na
experiência da investigadora. The globalization has brought new markets but also an increase in competitively. In this environment, the skilled human resources are the guarantee of social and economical development of any country. Unfortunately, developing countries lake high qualifications resources, undermining their development. The research here reported was developed at Cape Vert, a developing African country. The main goal was to design a project of lifelong learning and training, using the Internet, for the teachers of the secondary level. The methodology involved interviewees and questionnaires to the actors of the process, namely, the secondary level teachers, well positioned decisors, high education teachers and the principals of all the secondary level schools of Cape Vert. The results enabled to know their view about the reasons of failure in the secondary level, to find out their necessities and expectations and to propose a project of lifelong learning and training, using the Internet, for the teachers of the secondary level. |
Description: | Mestrado em Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17974 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.