Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17974
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDiz, Henriquept
dc.contributor.advisorSantana, Silvinapt
dc.contributor.authorSá Nogueira, Lionilda Mágueda Évora dept
dc.date.accessioned2017-06-27T11:17:50Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17974-
dc.descriptionMestrado em Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovaçãopt
dc.description.abstractA globalização tem criado novas oportunidades de mercado por um lado e por outro o aumento da competitividade. Qualquer país para se tornar competitivo necessita de ter recursos humanos qualificados. Os países em desenvolvimento se debatem com a escassez de massa crítica capaz de possibilitar o desenvolvimento desta competitividade. Este trabalho tem por base um estudo empírico realizado em Cabo Verde, país africano em desenvolvimento, como o objectivo de verificar a situação das infra-estruturas e equipamento informático dos liceus e conhecer as expectativas relativamente à implementação de um projecto de formação contínua dos professores do ensino secundário com recurso à Internet. Para o efeito foram auscultados, através de entrevistas e inquéritos, os principais intervenientes no ensino e formação deste público. Os resultados deste estudo apontam as causas do insucesso escolar no ensino secundário, segundo a perspectiva dos entrevistados/inquiridos e levaram à proposta de um modelo de formação contínua dos docentes deste nível de ensino, baseado nas opiniões recolhidas, na análise bibliográfica efectuada e na experiência da investigadora.pt
dc.description.abstractThe globalization has brought new markets but also an increase in competitively. In this environment, the skilled human resources are the guarantee of social and economical development of any country. Unfortunately, developing countries lake high qualifications resources, undermining their development. The research here reported was developed at Cape Vert, a developing African country. The main goal was to design a project of lifelong learning and training, using the Internet, for the teachers of the secondary level. The methodology involved interviewees and questionnaires to the actors of the process, namely, the secondary level teachers, well positioned decisors, high education teachers and the principals of all the secondary level schools of Cape Vert. The results enabled to know their view about the reasons of failure in the secondary level, to find out their necessities and expectations and to propose a project of lifelong learning and training, using the Internet, for the teachers of the secondary level.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino à distânciapt
dc.subjectInternet - Formação de professorespt
dc.titleAprendizagem à distância com apoio da Internet: proposta de projecto de formação contínua dos professorespt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo10000-01-01-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.