Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17907
Title: O design de autor enquanto veículo cultural: do pensável ao possível
Author: Almeida, Mafalda João Alves de
Advisor: Costa, Rui Carlos
Keywords: Design da informação
Comunicação da informação
Design gráfico
Representações gráficas
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O tema da presente dissertação centra-se na autoria e dela advêm a edição e exploração da cultura textual e editorial, enquanto motores sociais, intelectuais e ideológicos. Num contexto marcado pelo entusiasmo criativo, pelo renovado interesse pelo objeto impresso, aliados à evolução tecnológica, ao progresso do design gráfico e do seu papel proporcionaram uma nova consciência visual e simbólica. Esta dissertação emerge, para além disto, dos antagonismos, das metáforas e das comparações entre a linguagem e a imagem, a regra e o erro, o vazio e o cheio, o analógico e o digital, a tendência e a inovação, o acaso e a ponderação, a estética e a ética. Este documento pretende ser um registo das diferentes perspetivas acerca do papel do designer no desenvolvimento de um artefacto - incluindo a minha experiência autoral numa realidade que não é a minha (Atelier D’Alves) – e constitui-se ele mesmo, nas palavras de Umberto Eco, como uma obra aberta, na medida em que se assume recetivo à discussão e à construção permanentes. Em que medida pode o design compaginar as mensagens e a pragmática com uma dimensão simbólica que convoca e é convocada pela autoria, o mote principal deste trabalho?
The topic of this thesis is centere around authorship and from it comes editing and the exploration textual and editorial culture as social, intelectual and ideologic motors. In a context well-marked by creative enthusiasm, the renewed interest by the printed object, at the same time as the technological evolution, the progress of graphic design and its role provided a new visual and symbolic conscience. Besides this, this thesis emerges from antagonisms and metaphors to comparisons between speech and image, rule and mistake, empty and full, analog and digital, trend and innovation, fortuity and deliberation, aesthetic and ethics. This document intends to be a record of the different views about the role of the designer in the development of na artifact – including my own author experience in a reality which isn’t my own (Atelier D’Alves) – and it’s itself constitute, in the words of Umberto Eco, as an open work, in so far as it assumes itself receptive to permanent discussion and construcion.In what way can design combine messages and pragmatics with a symbolic dimension that calls and is called upon by athorship, the main motto of this thesis?
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/17907
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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