Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17907
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Rui Carlospt
dc.contributor.authorAlmeida, Mafalda João Alves dept
dc.date.accessioned2017-06-21T12:12:52Z-
dc.date.available2017-06-21T12:12:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17907-
dc.descriptionMestrado em Designpt
dc.description.abstractO tema da presente dissertação centra-se na autoria e dela advêm a edição e exploração da cultura textual e editorial, enquanto motores sociais, intelectuais e ideológicos. Num contexto marcado pelo entusiasmo criativo, pelo renovado interesse pelo objeto impresso, aliados à evolução tecnológica, ao progresso do design gráfico e do seu papel proporcionaram uma nova consciência visual e simbólica. Esta dissertação emerge, para além disto, dos antagonismos, das metáforas e das comparações entre a linguagem e a imagem, a regra e o erro, o vazio e o cheio, o analógico e o digital, a tendência e a inovação, o acaso e a ponderação, a estética e a ética. Este documento pretende ser um registo das diferentes perspetivas acerca do papel do designer no desenvolvimento de um artefacto - incluindo a minha experiência autoral numa realidade que não é a minha (Atelier D’Alves) – e constitui-se ele mesmo, nas palavras de Umberto Eco, como uma obra aberta, na medida em que se assume recetivo à discussão e à construção permanentes. Em que medida pode o design compaginar as mensagens e a pragmática com uma dimensão simbólica que convoca e é convocada pela autoria, o mote principal deste trabalho?pt
dc.description.abstractThe topic of this thesis is centere around authorship and from it comes editing and the exploration textual and editorial culture as social, intelectual and ideologic motors. In a context well-marked by creative enthusiasm, the renewed interest by the printed object, at the same time as the technological evolution, the progress of graphic design and its role provided a new visual and symbolic conscience. Besides this, this thesis emerges from antagonisms and metaphors to comparisons between speech and image, rule and mistake, empty and full, analog and digital, trend and innovation, fortuity and deliberation, aesthetic and ethics. This document intends to be a record of the different views about the role of the designer in the development of na artifact – including my own author experience in a reality which isn’t my own (Atelier D’Alves) – and it’s itself constitute, in the words of Umberto Eco, as an open work, in so far as it assumes itself receptive to permanent discussion and construcion.In what way can design combine messages and pragmatics with a symbolic dimension that calls and is called upon by athorship, the main motto of this thesis?pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesign da informaçãopt
dc.subjectComunicação da informaçãopt
dc.subjectDesign gráficopt
dc.subjectRepresentações gráficaspt
dc.subject.otherDesignpt
dc.subject.otherAutoriapt
dc.subject.otherCulturapt
dc.subject.otherSociedadept
dc.subject.otherPensamentopt
dc.subject.otherDesconstruçãopt
dc.subject.otherMaterialidadept
dc.subject.otherProcessopt
dc.subject.otherLivropt
dc.subject.otherInovaçãopt
dc.subject.otherAtelier D’Alvespt
dc.subject.otherFuturopt
dc.titleO design de autor enquanto veículo cultural: do pensável ao possívelpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201935236-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf26.8 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.