Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17877
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVasco Negreirospt
dc.contributor.authorBanaco, Paulo André Cortesãopt
dc.date.accessioned2017-06-20T12:36:39Z-
dc.date.available2017-06-20T12:36:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17877-
dc.descriptionMestrado em Músicapt
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma interpretação musical que seja suportada pelo conhecimento dos comentários patrísticos sobre o texto cantado. Para tal, realizou-se a transcrição de onze motetes liturgicamente associados aos domingos da Quaresma e atribuídos a Pedro de Cristo, nas fontes P-Cug MM 26 e P-Ln LC 57. A análise textual dos comentários foi associada aos acontecimentos retóricos encontrados nos motetes e daqui surgiu a interpretação musical que define os diversos parâmetros da agógica e outros de relevância na interpretação de modo a que esta se aproxime ao sentido textual enunciado pelos comentários.pt
dc.description.abstractThis work suggests a musical interpretation which may be supported by the knowledge of the patristic commentaries concerning the sung text. In order to that, a transcription of eleven motets was made, all of them liturgically related with the Sundays of Lent and attributed to Pedro de Cristo, found in P-Cug MM 26 and P-Ln LC 57. The textual analysis of the commentaries was linked to the rhetorical procedures founded in the motets and hence resulted an interpretation which defines the multiple parameters of agogic and other of high relevance in a way that this might connect the musical expression with the one presented by the commentaries.pt
dc.description.abstractĈi-tiu verko proponas muzikan interpreton, kiu estu certigata de la kono pri la patristikaj komentoj de la kantita teksto. Por ke ĉi-tiu efektiviĝu, estis verkita la transskribo de dudek motetoj liturgie rilataj al la dimanĉoj de la Karesmo kaj atribuitaj al Pedro de Cristo, en la originalaj dokumentoj P-Cug MM 26 kaj P-Ln LC 57. La teksta analizo de la komentoj estis rilatitaj al la retorikaj procedoj trovitaj en la motetoj kaj tiamaniere ĝi elfluas la muzikan interpreton, kiu definas la agogikajn parametrojn kaj ceterajn egale gravajn por la interpreto, por ke ĉitiuj alproksimiĝu al la teksta senco esprimita de la komentoj.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsica coralpt
dc.subjectPolifonia - Portugal - Séc. 16-17pt
dc.subjectCristo, Pedro de, 1545?-1618pt
dc.subject.otherPolifonia portuguesapt
dc.subject.otherPedro de Cristopt
dc.subject.otherRetórica musicalpt
dc.subject.otherInterpretação historicamente inspiradapt
dc.subject.otherPatrologiapt
dc.titleMúsica para a Quaresma atribuída a Pedro de Cristo: transcrição e interpretaçãopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201588986-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÚSICA PARA A QUARESMA ATRIBUÍDA A PEDRO DE CRISTO.pdf12.71 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.