Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17869
Title: Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada
Author: Faria, Natália Catarina Guimarães
Advisor: Evgueni Zoudilkine
Keywords: Respiração - Exercícios
Trompa - Ensino
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Projeto Educativo encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte é composta por um tema de investigação, no caso a Respiração, e a segunda parte, é composta pelo Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Respirar é algo fundamental para a vida assim como é para a música. Ter como profissão o exercício da música, é poder transmitir a sensação de harmonia, bem estar e bem respirar. Assim, num momento inicial é apresentado o funcionamento do sistema respiratório. São também apresentados alguns exercícios de respiração, sem e com recursos de respiração, pretendendo melhorar o quotidiano de cada instrumentista de sopros assim como de qualquer cidadão. Estes exercícios de respiração, sem e com recursos em contexto de aula, revelaram-se práticos, úteis e eficazes com os alunos que estão a estudar trompa. Podemos assim concluir, que os exercícios propostos permitem uma maior facilidade na prática instrumental, um melhor controlo da respiração e por conseguinte, uma melhor produção e qualidade sonora. Por sua vez, a PES refere-se ao estágio (com aulas assistidas e supervisionadas) desenvolvido no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, sobre a supervisão do Professor Eduard Tauber, que disponibilizou três alunos de trompa. Ao longo do ano foram desenvolvidas algumas atividades que possibilitaram dinamizar a comunidade escolar.
The present Educational Project is divided in two parts: the first part develops the investigation about Breathing, and the second part is constituted of the Supervised Teaching Practice Report. Breathing is essential for life as it is for music. Having the exercise of music as a profession is the ability to transmit the sensation of harmony, well-being and good breathing. In the beginning of the Project, the functioning of the respiratory system is presented. Likewise, some breathing exercises are presented with or without breathing practice adapters, with the intention of improving the daily life each instrumentalist of winds as well as any person. These breathing exercises, with or without breathing practice adapters in class context, turned out to be useful and efficient with french horn students. We can therefore conclude that the exercises allow for greater ease in instrumental practice, better control of breathing and consequently better production and sound quality. However, the Supervised Teaching Practice concerns the internship (with assisted and supervised classes) and it was developed at the Aveiro Music Conservatory Calouste Gulbenkian, under the teaching supervision of Eduard Tauber, who provided three french horn students. Some activities were undertaken during the internship period that allowed an encouragement and stimulation of the school community.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/17869
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natalia_Faria_Projeto_Educativo.pdf6.79 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.