Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17849
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Adriana | pt |
dc.contributor.author | Cabrita, Isabel | pt |
dc.contributor.author | Lucas, Margarida | pt |
dc.contributor.author | Breda, Zélia | pt |
dc.date.accessioned | 2017-06-14T20:12:26Z | - |
dc.date.available | 2017-06-14T20:12:26Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 1646-401X | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/17849 | - |
dc.description.abstract | Pretende-se apresentar o modo como está a decorrer a implementação da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste e que contempla atividades de formação contínua de professores. O estudo de caso qualitativo sustenta-se nas visões de três formadores portugueses, responsáveis pela formação contínua de (futuros) formadores timorenses, focada nas disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento Social e Temas de Literatura e Cultura. Os resultados das entrevistas semiestruturadas apontam para uma distribuição ainda escassa dos materiais construídos no âmbito da reestruturação. Revelam, igualmente, a prevalência de modelos pedagógicos de orientação tradicional. A formação em curso centra-se, essencialmente, na resolução de tarefas propostas, principalmente, no guia do professor e no manual do aluno, das disciplinas lecionadas pelos professores e formadores timorenses, e no apoio ao domínio dos conteúdos a lecionar. Conclui-se que é pertinente a prossecução da formação contínua de professores em Timor-Leste. | pt |
dc.description.abstract | The present work describes the implementation of the new general secondary education curriculum in Timor-Leste, which has been sustained by the provision of continuous training for in-service teachers. The study is based on a qualitative case study and draws on data collected through semi-structured interviews conducted with three Portuguese trainers responsible for the Portuguese, Citizenship and Social Development and Themes in Literature and Culture subjects. Data suggests that didactic resources are still scarce and not delivered on time and that pedagogical practices are based on traditional models. Training provided is mainly focused on the resolution of tasks proposed in in the Teacher’s Guide and Student’s Textbook, as well as on the contents of specific subjects. It can be concluded that further training on the new curriculum should be provided to Timorese in-service teachers. | pt |
dc.description.abstract | La motorisation de la restructuration des Curriculum de l’Enseignement Secondaire Général à Timor du point de vue des formateurs portugais | pt |
dc.description.abstract | Este artículo pretende presentar cómo se desarrolla la implementación de la reestructuración curricular de la enseñanza secundaria general en Timor-Leste, desarrollo que se acompaña de actividades de formación continua de profesores. El estudio de caso cualitativo se sustenta en las visiones de tres entrenadores portugueses en las disciplinas de: Portugués, Ciudadanía y Desarrollo Social y Temas en Literatura y Cultura. Los entrenadores son responsables por la formación permanente de futuros entrenadores de Timor-Leste. Los resultados, recolectados a través de entrevistas semiestructuradas, indican una distribución aún insuficiente de los materiales curriculares construidos bajo la Reestructuración de la Enseñanza Secundaria General. También prevalecen modelos pedagógicos de orientación tradicional. La formación se centra principalmente en la resolución de tareas propuestas por los materiales curriculares, y apoyo pedagógico sobre los contenidos a enseñar. Se concluye que es apropiado seguir con la formación continua de profesores en Timor-Leste. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.relation | FCT - PTDC/MHC-CED/5065/2012 | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Monitorização | pt |
dc.subject | Desenvolvimento curricular | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Timor-Leste | pt |
dc.title | A monitorização da reestruturação curricular do ensino secundário geral de Timor-Leste nas vozes de formadores portugueses | pt |
dc.title.alternative | Monitoring the curricular restructuring of the general secondary education in East Timor: the voices of Portuguese trainers | pt |
dc.title.alternative | La motorisation de la restructuration des Curriculum de l’Enseignement Secondaire Général à Timor du point de vue des formateurs portugais | pt |
dc.title.alternative | Monitorización de la reestructuración curricular de la educación secundaria en Timor-Leste en las voces de formadores portugueses | pt |
dc.type | article | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.distribution | international | pt |
degois.publication.firstPage | 119 | pt |
degois.publication.lastPage | 135 | pt |
degois.publication.title | Revista Lusófona de Educação | pt |
degois.publication.volume | 35 | pt |
dc.relation.publisherversion | 10.24140/issn.1645-7250.rle35.07 | pt |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(2017)_rev_lus_A_I_M_Z.pdf | main article | 152.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.