Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17832
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSá, Cristina Manuelapt
dc.date.accessioned2017-06-14T16:33:26Z-
dc.date.available2017-06-14T16:33:26Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn1646-401Xpt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17832-
dc.description.abstractUma das grandes preocupações da sociedade do séc. XXI é a promoção de uma educação que conduza ao desenvolvimento de competências que permitam o exercício de uma cidadania interventiva e a adaptação a circunstâncias em constante mutação. O Ensino Superior aderiu a este movimento através da implementação do Processo de Bolonha. Um dos objetivos desse modelo de educação é o desenvolvimento do pensamento crítico, o que pressupõe que o processo de ensino/aprendizagem seja centra- do nos alunos, transferindo para eles uma parte da responsabilidade. O recurso às TIC pode facilitar a sua implementação. Neste artigo, são apresentados os resultados da análise do guião de uma unidade curricular de um segundo ciclo de Bolonha, orientada para a formação de profissionais da Educação para o ensino da língua materna. Pretendia-se apurar em que medida o processo de ensino/aprendizagem que este pressupõe contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes e que papel desempenham as TIC neste contexto. Adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa, recorrendo à análise de conteúdo. A interpretação dos resultados revelou algumas linhas de força do processo de ensino/aprendizagem pressuposto por esse guião em termos de desenvolvimento do Pensamento Crítico e de recurso às TIC.pt
dc.description.abstractOne of the most important goals of the 21st century society is the institution of an education model really able to promote the development of competences. This is a sine qua non condition for the exercise of an active citizenship and an effective adaptation to ever changing circumstances. Higher Education has embraced this concern through the implementation of the Bologna Process. Critical Thinking is among these competences and its development requires a model of education centred in the students, making them partially responsible for the process. ICT tools are supposed to help. This paper presents the results of the analysis of the syllabus of a course to ascertain if it is in fact designed to foster the students’ Critical Thinking and to identify the role played by ICT in this context. We used a qualitative methodology, based on content analysis. The results revealed the strengths of the syllabus in what concerns the development of Critical Thinking and the use of the ICT.pt
dc.description.abstractL’un des plus importants objectifs de la société du XXIème siècle est la création d’un modèle d’éducation qui soit vraiment capable de promouvoir le développement de compétences, condition essentielle à l’exercice d’une citoyenneté active et à une vraie adaptation aux circonstances actuelles, en permanente évolution. L’Enseignement Supérieur est lié à cet effort par l’implémentation du Processus de Bologne. La Pensée Critique est parmi ces compétences et son développement demande un modèle éducatif axé sur l’apprenant, qui devient partiellement responsable du processus, et appuyé sur le recours aux TIC. Ce texte présente les résultats de l’analyse du programme d’un cours lié à la formation de professionnels de l’Éducation chargés de l’enseignement de la langue maternelle, afin de déterminer s’il permettait effectivement de développer la Pensée Critique chez les étudiants et d’identifier le rôle joué par les TIC dans ce contexte. On a eu recours à une méthodologie de recherche de nature qualitative, basée sur l’analyse de contenu. Les résultats ont révélé des points forts de ce cours en ce qui concerne le développement de la Pensée Critique et le recours aux TIC.pt
dc.description.abstractUn grande problema de la sociedad del siglo XXI es la promoción de una educación conducente al desarrollo de competencias favorables al ejercicio de una ciudadanía activa e crítica y a la adaptación a circunstancias en permanente cambio. La universidad aceptó este reto a través la implementación del Proceso de Boloña. Uno objetivo dese modelo de educación es el desarrollo del Pensamiento Crítico asociado a una metodología de enseñanza que hace del alumno el centro de lo proceso de aprendizaje, le dando una parte de la responsabilidad. Las TIC pueden facilitar este proceso. En este testo, presentamos los resultados del análisis del guion de una unidad curricular de un segundo ciclo de estudios de Boloña, centrada en la formación de profesionales de la Educación para la enseñanza de la lengua materna. Se quería apurar como el proceso de enseñanza/aprendizaje centrado en el alumno podría contribuir para el desarrollo del Pensamiento Crítico de los estudiantes e que papel cabe a las TIC en esto. Usamos una metodología de investigación cualitativa basada en análisis de contenido. Los resultados rebelarán algunas líneas fuertes del proceso de enseñanza/aprendizaje subyacente al guion analizado relativos al desarrollo del Pensamiento Crítico y al uso de las TIC.pt
dc.language.isoporpt
dc.relationCOMPETE - PEst-C/ CED/UI0194/2013pt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTICpt
dc.subjectdidática de línguaspt
dc.subjectensino superiorpt
dc.subjectformação inicialpt
dc.subjectpensamento críticopt
dc.titlePensamento crítico, TIC e formação em didática de línguaspt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage93pt
degois.publication.issue32pt
degois.publication.lastPage107pt
degois.publication.titleRevista Lusófona de Educaçãopt
degois.publication.volume32pt
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5517pt
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pensamento crítico, TIC e formação em didática de línguas.pdf103.99 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.