Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17822
Title: | Contributo da observação e da identificação de plantas em diferentes ambientes: atividades com alunos do 1º CEB em sala de aula e em extensão de sala de aula |
Author: | Vigário, Carla Sofia Vieira |
Advisor: | Vieira, Celina Tenreiro |
Keywords: | Ensino das ciências Trabalhos práticos Investigação-acção Fotossintese Desenvolvimento sustentável Ensino básico 1º ciclo Plantas |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Atualmente são reconhecidos vários documentos nacionais e internacionais na
defesa do Desenvolvimento Sustentável. Encontra-se disponível informação
como o Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-
Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário. Há uma preocupação crescente
com a natureza multidimensional do bem-estar, assente na centralidade das
pessoas nos processos de desenvolvimento, nas suas aspirações e direitos.
Nesta perspetiva, considera-se que desenvolver conhecimentos relacionados
com a vida, nomeadamente, das plantas comestíveis, dos fenómenos
envolvidos no seu desenvolvimento e do seu tratamento e cultivo, com
recursos de baixo custo, é considerada uma forma de contribuir para a
formação dos cidadãos numa perspetiva de aumentar os conhecimentos neste
âmbito e, assim, potenciar uma maior capacidade de sustentabilidade, que é
um dos fatores fundamentais necessários à manutenção da paz no mundo.
Nestas circunstâncias deve-se reconhecer que a escola deve assumir um
papel fundamental, em todos os níveis e ciclos de educação e ensino,
proporcionando a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de
capacidades e a promoção de valores, atitudes e comportamentos que
permitam às crianças e aos jovens a compreensão crítica e a participação
informada perante desafios locais e globais. São escassas as propostas de
estratégia de intervenção que conciliem estas linhas orientadoras.
Com base neste contexto, este estudo foi realizado numa escola do concelho
de Aveiro em que a amostra é constituída por alunos do 2º ano do 1º CEB,
assente num plano de investigação-ação, com a finalidade de desenvolver
atividades orientadas para a promoção do saber observar e interpretar o
desenvolvimento de plantas.
As questões a que se pretenderam dar resposta são as seguintes: questão
investigativa “Que contribuições geram a observação e a identificação de
algumas plantas cultivadas em diferentes ambientes”; questões
complementares, nomeadamente “Como reconhecer que uma horta é um local
de aprendizagem e conhecimento do desenvolvimento de plantas”; “Como
reconhecer diferentes ambientes onde vivem as plantas”; “Como conhecer
partes constitutivas das plantas mais comuns, como a raiz, caule, folhas, flores
e frutos”; “Como reconhecer que há animais que podem ajudar ou prejudicar o
desenvolvimento de plantas”; Como contribuir com atividades para o
reconhecimento da importância das plantas para a vida, nomeadamente a
cadeia alimentar e fotossíntese”. Foram recolhidos dados por recurso a
diferentes instrumentos e técnicas durante a implementação das atividades
desenvolvidas. Os resultados foram sujeitos à interpretação de conteúdo. Por
último, este estudo sugere que as atividades desenvolvidas contribuíram para
a construção do conhecimento científico dos alunos fundamental para se
tornarem cidadãos responsáveis. Nowadays there are various national and international documents recognized in the defense of Sustainable Development. It is available as information Reference Education for Development - Preschool Education, Primary and Secondary Education. There is a growing concern about the multidimensional nature of welfare, based on the centrality of people in development processes, their aspirations and rights. In this perspective, it is considered to develop knowledge related to life, especially in the edible plants of the phenomena involved in its development and its treatment and cultivation, with low cost resources, it is considered a way to contribute to the training of citizens as a perspective to increase knowledge in this area and thus promote a greater capacity for sustainability, which is one of the key factors needed to maintain peace in the world. In these circumstances it must be recognized that the school should play a key role in all levels of education and teaching cycles, providing the acquisition of knowledge, capacity building and the promotion of values, attitudes and behaviors that enable children and young people to the critical understanding and informed participation before local and global challenges. Intervention strategy proposals are scarce to reconcile these guidelines. Based on this context, this study was conducted in a school in Aveiro county in which the sample is made up of students of 2nd year of 1st CEB, based on a research action plan, in order to develop activities aimed at the promotion of knowledge observe and interpret the development of plants. The questions that are intended to address are: investigative question "What contributions generate observation and identification of some plants grown in different environments"; Additional issues, including "How to recognize that a garden is a place of learning and knowledge development plans"; "How to recognize different environments where they live plants"; "As known constituent parts of the more common plant such as root, stem, leaves, flowers and fruits"; "Recognizing that there are animals that can help or hinder the development of plants"; Contributing to activities for the recognition of the importance of plants for life, including food chain and photosynthesis". Data were collected by using different tools and techniques for the implementation of activities. These results were subject to interpretation content. Finally, this study suggests that the activities have contributed to the construction of scientific knowledge of key students to become responsible citizens. |
Description: | Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17822 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RF_CarlaV_Secretaria.pdf | 3.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.