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dc.contributor.advisorAntónio José Vassalo Neves Lourençopt
dc.contributor.authorRibeiro, Joana Sofia Oliveira da Fonsecapt
dc.date.accessioned2017-06-13T12:59:37Z-
dc.date.available2017-06-13T12:59:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17811-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Músicapt
dc.description.abstractAs atividades extracurriculares são um importante complemento para o ensino. No caso do ensino do Canto, atividades que incluam a componente cénica, para além de complementarem a aprendizagem, desenvolvem o gosto dos alunos pela ópera, aumentando a motivação dos alunos para o seu estudo e sua representação. O presente trabalho descreve o processo de criação de um projeto cénico-musical com alunos de canto de conservatório. Numa escola onde havia já o hábito de apresentar espetáculos cénicos com os alunos do curso secundário, foi alargado também o projeto aos alunos do ensino básico. Suportado por teorias de motivação, do uso do gesto como complemento na prática do canto e seguindo a metodologia cénica de Stanislavski, este projeto pretende estudar a forma como a interpretação cénica e a técnica vocal se relacionam na ação performativa. Com o objetivo de estimular nos alunos o gosto pela ópera e pela sua representação, o presente estudo observa qual a importância que a componente cénica tem para estes e de que modo pode influenciar na prática do canto.pt
dc.description.abstractExtra-curricular activities are important in complementing teaching. In the case of teaching Singing, activities that include a scenic component, apart from complementing learning, developing a taste for opera among the students, increase student motivation towards their studies and their acting. This study describes the process of creating a scenic-musical project with Conservatoire singing students. The project was also extended to primary school students at a school which habitually presented scenic performances with its secondary school students. Based on motivation theories, the use of gesture as a compliment to the practice of singing, and following Stanislavski’s scenic methodology, this project aims to study the form in which scenic interpretation and vocal technique are connected in the performative action. Aiming to stimulate an appreciation of opera and acting among the students, this study observes the importance of the scenic component to the students, and how it may influence the practice of singing.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCanto - Ensino básicopt
dc.subjectCenografiapt
dc.subjectÓperapt
dc.subject.otherEnsino do Cantopt
dc.subject.otherEnsino Básicopt
dc.subject.otherMotivaçãopt
dc.subject.otherÓperapt
dc.subject.otherInterpretação Cénicapt
dc.subject.otherTécnica de Alexanderpt
dc.subject.otherStanislavskipt
dc.titleUma espécie de ópera: o canto encenado desde o ensino básicopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
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DeCA - Dissertações de mestrado

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