Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17811
Title: Uma espécie de ópera: o canto encenado desde o ensino básico
Author: Ribeiro, Joana Sofia Oliveira da Fonseca
Advisor: António José Vassalo Neves Lourenço
Keywords: Canto - Ensino básico
Cenografia
Ópera
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As atividades extracurriculares são um importante complemento para o ensino. No caso do ensino do Canto, atividades que incluam a componente cénica, para além de complementarem a aprendizagem, desenvolvem o gosto dos alunos pela ópera, aumentando a motivação dos alunos para o seu estudo e sua representação. O presente trabalho descreve o processo de criação de um projeto cénico-musical com alunos de canto de conservatório. Numa escola onde havia já o hábito de apresentar espetáculos cénicos com os alunos do curso secundário, foi alargado também o projeto aos alunos do ensino básico. Suportado por teorias de motivação, do uso do gesto como complemento na prática do canto e seguindo a metodologia cénica de Stanislavski, este projeto pretende estudar a forma como a interpretação cénica e a técnica vocal se relacionam na ação performativa. Com o objetivo de estimular nos alunos o gosto pela ópera e pela sua representação, o presente estudo observa qual a importância que a componente cénica tem para estes e de que modo pode influenciar na prática do canto.
Extra-curricular activities are important in complementing teaching. In the case of teaching Singing, activities that include a scenic component, apart from complementing learning, developing a taste for opera among the students, increase student motivation towards their studies and their acting. This study describes the process of creating a scenic-musical project with Conservatoire singing students. The project was also extended to primary school students at a school which habitually presented scenic performances with its secondary school students. Based on motivation theories, the use of gesture as a compliment to the practice of singing, and following Stanislavski’s scenic methodology, this project aims to study the form in which scenic interpretation and vocal technique are connected in the performative action. Aiming to stimulate an appreciation of opera and acting among the students, this study observes the importance of the scenic component to the students, and how it may influence the practice of singing.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/17811
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf4.51 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.