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http://hdl.handle.net/10773/17807
Title: | Otimização de uma linha de montagem de caixas de velocidades da Renault Cacia |
Author: | Rodrigues, Cátia Matos |
Advisor: | Moura, Ana Pinto de |
Keywords: | Engenharia e gestão industrial Indústria automóvel - Linhas de montagem |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente estudo baseia-se na otimização de uma linha de montagem de
caixas de velocidades para automóveis através de reduções de tempos de
ciclo e da pilotagem de modos alternativos de produção.
Uma vez que a Indústria Automóvel vive um ambiente de constante
competição, a qualidade e a eficiência dos processos são dois dos principais
requisitos competitivos que mais preocupam as empresas.
No que diz respeito à otimização de tempos de ciclo, o objetivo é o aumento da
cadência de produção identificando os postos de trabalhos mais críticos e
melhorar a forma de operar dos mesmos, eliminando os principais
desperdícios. No que diz respeito à pilotagem dos modos alternativos, o
objetivo é garantir ganho de produtividade e de qualidade sempre que forem
originadas falhas ou avarias na linha de produção, tendo em vista o
atendimento às exigências dos clientes. Verifica-se também que a
standardização dos procedimentos dos modos alternativos de produção
contribuem significativamente para a diminuição dos impactos negativos das
perturbações da linha de montagem. Ao serem formalizados, os modos
alternativos de produção, são primeiro confrontados, recorrendo ao uso da
ferramenta FMEA para sua deteção, de acordo com os seus modos de falha e
meios de controlo.
Este estudo tem como objetivo o aumento de cadência de produção, passando
também pela diminuição das perdas diárias de produção. The present study is based on the optimization of an automobile’s gearbox assembly line by reducing the cycle time and through the piloting of alternative modes of production. Since the automotive industry is experiencing an environment of constant competition, the quality and the efficiency of the process are the two main competitive requisites that most concern the enterprises. Regarding the optimization of the cycle time, the goal is to increase the production rate by identifying the most critical workstations and to improve the way of operating it, eliminating the main wastes. In the piloting of alternative modes, the goal is to ensure that the productivity rises and quality is improved whenever occur failures or malfunctions in production line, with the ultimate purpose of meeting the customer requirements. Throughout the description of the case study, it is explicit that the standardization of the alternative modes procedures have a great contribution in the reduction of the negative impacts motivated by perturbations in the assembly line. To be formalized, the alternative modes are firstly confronted with the FMEA tool, according to their failure modes and control means. This study aimed to increase the production cadence while, at the same time, decreasing the daily production losses. |
Description: | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17807 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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