Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17534
Title: Discussões em áreas de fronteira da ciência com impacto na sociedade: dilemas no domínio do desenvolvimento curricular
Author: Amador, Filomena
Albuquerque, Luís Gonzaga
Keywords: Ciência
Desenvolvimento Curricular
Dinâmica de Sistemas
Geologia
Sociedade
Issue Date: 2016
Publisher: CiDTFF
Abstract: Neste trabalho, assumimos como questão de partida o modo como podemos lidar no ensino préuniversitário e nos primeiros anos das universidades com as discussões em áreas de fronteira da ciência, com impacto na sociedade. Para o efeito desenvolvemos uma reflexão em duas fases. Uma primeira etapa de cariz teórico, que visou identificar alguns referenciais em que possamos ancorar a nossa praxis. Para o efeito fazemos uso da Dinâmica de Sistemas, que nos permite enquadrar o tema e ao mesmo tempo compreender a complexidade de inter-relações. Numa segunda fase, passamos à análise e discussão de uma situação concreta, suportada num processo de análise de conteúdo dos programas dos 10º. 11º e 12º anos de Geologia e dos programas da unidade curricular de Geologia Geral de 6 universidades portuguesas. O exemplo que utilizámos evidencia de forma clara a existência de atrasos na passagem dos objetivos para a escolha dos assuntos que deverão possibilitar a respetiva concretização em aprendizagens. Esta é apenas uma parte de um sistema que como referimos no enquadramento teórico se traduz posteriormente em sucessivos atrasos, em cascata, que dão azo a mudanças curriculares mais ou menos profundas, as quais por sua vez vão provocar desequilíbrios em todo o sistema.
In this paper we assume as a starting point how we can handle in pre-university education and early years of the universities the theme of frontier areas of science with impact on society. For this purpose, we carried out a reflection developed in two stages. A first stage of theoretical nature, which aimed to identify some references that can anchor our praxis. We use for this aim Dynamic Systems (DS), which allows us to frame the subject and at the same time understand the complexity of interrelations. In a second phase, we move to the content analysis and discussion of two concrete situations: the 10º, 11º and 12º years syllabus of Geology and the syllabus of the courses of General Geology in six Portuguese universities. The example we used clearly shows the existence of delays in the passage of the objectives to the choice of subjects that should enable the respective achievement in the learning process. This is just one part of a system as mentioned in the theoretical framework, however we can see a sequence of delays in cascade, which give rise to more or less profound curricular changes, which in turn will cause changes in the entire system. Dans cet article, nous prenons comme point de départ la façon dont nous pouvons inclure dans l'enseignement pré-universitaire et dans les premières années de l'université, de nouveaux domaines de la science qui ont un impact sur la société.
A cet effet, nous avons développé une réflexion en deux étapes. Une première étape de nature théorique qui a pour but d’identifier certains référentiels où nous pouvons ancrer notre praxis. Ainsi, nous avons utilisé les Systèmes Dynamiques, qui nous ont permis d’encadrer le thème et en même temps de comprendre la complexité des interrelations. Dans une deuxième phase nous avons procédé à l'analyse et à la discussion d'une situation concrète, l'étude du programme des trois dernières années du lycée et l'étude du programme de Géologie Générale de six universités portugaises. L'exemple que nous avons utilisé montre clairement l'existence de retards dans la transposition des objectifs aux choix des sujets qui devraient permettre la réalisation respective dans l'apprentissage. Ceci fait partie d'un système, tel que mentionné dans le cadre théorique, qui se traduit, ensuite, par de successifs retards, en cascade, qui donneront lieu à des changements, plus ou moins profonds, des programmes et qui, à leur tour, conduiront à des déséquilibres dans le système.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/17534
ISSN: 1647-3582
Publisher Version: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3926/3609
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.