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dc.contributor.authorMarques, Margarida Moraispt
dc.contributor.authorLoureiro, Maria Joãopt
dc.contributor.authorMarques, Luíspt
dc.date.accessioned2017-05-19T12:00:04Z-
dc.date.available2017-05-19T12:00:04Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn2011-0731pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17510-
dc.description.abstractNa literatura tem-se reconhecido a complexidade do processo de desenvolvimento curricular (DC) e referido ser desejável a interação entre a prática e a investigação em Educação. O projeto português IPEC procurou promover essa articulação através duma comunidade de prática (CoP) online, envolvendo professores de ciências e investigadores em grupos de trabalho que desenvolveram módulos curriculares. Neste artigo analisam-se os princípios orientadores de DC explorados por um dos referidos grupos e o seu alinhamento com orientações teóricas. Realizou-se um estudo de caso, com observação direta (mediada por uma plataforma online) não participante e análise documental, ambas sujeitas a análise de conteúdo. Constatou-se que a CoP operacionalizou vários princípios da literatura da Teoria e Desenvolvimento Curricular; este deve ser: i) de responsabilidade descentralizada; ii) flexível e diferenciado; iii) reflexivo; iv) contextualizado numa abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA); v) integrado; e vi) com fases iterativas. Assim, explora-se um instrumento para validação empírica de princípios de DC emergentes da literatura. Reconheceu-se ainda que o envolvimento de professores e investigadores nesta CoP permitiu uma melhor articulação entre a teoria e a prática durante o DC.pt
dc.description.abstractThe literature has recognized the complexity of the process of a curriculum development (CD) and a desirable interaction between practice and research in education. Portuguese Project IPEC sought to promote such intersection by a Community of Practice (CoP) via online involving science teachers and researchers working together to develop curriculum modules. In this paper the guiding principles of CD explored by one of such groups and their alignment with the theoretical directions are discussed. A case study was conducted by direct observation (measured by an online platform) and a non-participating documental analysis, both subject to content analysis. We could find that the CoP implemented several early literature principles of Curriculum Theory and Development, i.e. i) decentralized responsibility; ii) flexible and differentiated; iii) reflective; iv) a context approach regarding Science- Technology-Society- Environment (CTSA); v) integrated; and vi) including interactive phases. Thus an instrument for the empirical validation of early DC emerging from the literature has been explored. Also we observed that teachers and researchers involved in the CoP allowed a better link between theory and practice during CD.pt
dc.description.abstractEn la literatura se ha reconocido la complejidad del proceso de desarrollo curricular (DC) y se ha afirmado lo deseable que puede ser la interacción entre la práctica y la investigación en Educación. El proyecto portugués IPEC buscó promover dicha articulación a través de una comunidad de práctica (CoP) online, involucrando a profesores de ciencias e investigadores en grupos de trabajo que desarrollaran módulos curriculares. En este artículo se analizan los principios orientadores de DC explorados por uno de los grupos referidos y su alineación con las orientaciones teóricas. Se realizó un estudio de caso, con observación directa (medida por una plataforma online) no participante y análisis documental, ambas sujetas a análisis de contenidos. Se constató que el CoP implementó varios principios de la literatura de la Teoría y Desarrollo Curricular: este debe ser: i) de responsabilidad descentralizada, ii) flexible y diferenciado, III) reflexivo, iv) contextualizado en un enfoque Ciencia- Tecnología-Sociedad-Ambiente (CTSA), v) integrado, y vi) con fases interactivas. De esta forma se explora un instrumento para la validación empírica de principios de DC que emergen de la literatura. Se reconoció incluso que la vinculación de tanto profesores como investigadores en esta CoP permitió una mejor articulación entre teoría y práctica durante el CD.pt
dc.language.isoporpt
dc.relationFCT - SFRH/BD/36177/ 2007pt
dc.relationFCT - POCI/CED/58825/2004pt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunidades de práticapt
dc.subjectEducação em Ciênciapt
dc.subjectPrincípios de desenvolvimento curricularpt
dc.subjectestudo de casopt
dc.subjectrelação teoria-práticapt
dc.titleDesenvolvimento curricular numa comunidade de prática: princípios operacionalizados no âmbito do projeto IPECpt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage35pt
degois.publication.issue1
degois.publication.issue1pt
degois.publication.lastPage53pt
degois.publication.titleRevista Academia y Virtualidadpt
degois.publication.volume8pt
dc.relation.publisherversionhttps://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5104746pt
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