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http://hdl.handle.net/10773/17479
Title: | Educação doutoral, epistemologia pessoal e autonomia: uma metodologia mista para a avaliação de competências |
Other Titles: | Doctoral education, personal epistemology and autonomy: a mixed method for competency evaluation |
Author: | Figueiredo, Claudia Raquel Cordeiro |
Advisor: | Pinheiro, Maria do Rosário Manteigas e Moura Silva, Isabel Maria Catarino Huet e |
Keywords: | Estratégias da aprendizagem Desenvolvimento das competências Avaliação de competências Doutoramentos Aprendizagem - Autonomia |
Defense Date: | 25-May-2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A questão acerca do desenvolvimento de competências, nomeadamente nas
dimensões intelectual e psicossocial contempla um imperativo de grande
importância para que sejam cumpridas as metas assumidas para a Educação
Doutoral. Constatando-se a escassez de estudos sobre o desenvolvimento
deste tipo de competências durante os anos do doutoramento, em particular no
contexto português, assumiu-se como objetivo central uma investigação que
contribuísse para a compreensão e avaliação de competências de Autonomia.
Especificamente, pretende-se explorar como são experienciados e como se
relacionam, os processos de desenvolvimento da complexidade
epistemológica (compreendida como autonomia intelectual) e da autonomia
(ao nível pessoal e no domínio da aprendizagem) durante o percurso de
Educação Doutoral.
Neste sentido, considerando uma metodologia mista, efetuou-se um plano
sequencial onde se recolheram, primeiramente, dados qualitativos que
informaram, seguidamente, a recolha de dados quantitativos.
Na vertente qualitativa, analisaram-se narrativas acerca do percurso de
doutoramento e desenvolvimento de competências de 19 recém-doutorados.
Esta fase informou o desenvolvimento e a adaptação de instrumentos de
medida de competências de Epistemologia Pessoal e Autonomia na
Aprendizagem. Na vertente quantitativa, uma amostra alargada de estudantes
de doutoramento de instituições de ensino superior portuguesas (n=478)
respondeu a um protocolo estandardizado acerca da experiência de
desenvolvimento dos seus estudos até ao momento.
Os resultados, na perspetiva dos recém-doutorados, revelaram a perceção de
que experiência doutoral implicou desenvolvimento em diferentes aspetos da
epistemologia pessoal e da autonomia.
Estas narrativas, a par da revisão da literatura, permitiram a disponibilização
após estudos de validade em três propostas de instrumentos de medida: (1)
Escala de Posicionamento Epistemológico -EPE, (2) Questionário de Suporte
Social Académico – SSQA e (3) Questionário de Suporte na Academia. Uma
outra medida foi traduzida e testada na população de estudantes de
doutoramento portugueses: Escala de Autonomia na Aprendizagem (ALS).
As respostas dos doutorandos permitiram, ainda, observar a relação entre
variáveis de epistemologia pessoal, autonomia na aprendizagem, suporte
social e indicadores globais de avaliação da experiência de doutoramento. Por
fim, através de modelos multivariados reforçou-se a importância das variáveis
de autonomia na aprendizagem e de suporte social na explicação da
satisfação e das expetativas com o doutoramento. The issue of skill development, namely the intellectual and psychosocial dimensions is of great importance to the achievement of the goals set for Doctoral Education. Because of the lack of studies focusing on the development of these competencies during a PhD, particularly in Portugal, it is assumed as a central goal of a investigation the contribution for understanding and evaluating autonomy competencies. More specifically, the understanding of how the Epistemological Complexity (defined as intellectual autonomy) and Autonomy (in personal and learning domains) processes are experienced and how they relate to each other throughout the course of Doctoral Education. Following a mixed methodology approach, considering a sequential design in which qualitative data was gathered upfront and used to determine the quantitative data gathered afterwards. In the qualitative strand were analyzed narratives of recent 19 PhD holders, which described the process up to the completion of their PhD, including competency development. These phase inform the development and adapting of a set of measurement instruments for the personal epistemology and autonomy learning competencies. In the quantitative strand a survey was conducted among a large sample of PhD Students and Candidates from Portuguese higher Education Institutions (n=478) who were requested to complete a standardized questionnaire covering their PhD experience up to that point. The results, in the PhD holder’s perspective, revealed the perception that doctoral experience implied development of different aspects of personal epistemology and autonomy. These narratives, along with the literature review, allowed the release after validation studies of three proposals of measurement instruments: (1) Epistemological Position Scale – EPE, (2) Academic Social Support Questionnaire (SSQA), and (3) Support in Academia Questionnaire. One other measure was translated and tested on Portuguese PhD students: Autonomous Learning Scale (ALS). The PhD students’ answers allowed the observation of the relationship between variables of personal epistemology, learning autonomy, social support and global indicators of evaluation of the PhD experience. To conclude, the multivariate models strengthen the importance of learning autonomy and social support on explain satisfaction and expectations of the PhD. |
Description: | Doutoramento em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17479 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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