Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17452
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAnçã, Maria Helenapt
dc.date.accessioned2017-05-16T19:16:05Z-
dc.date.available2017-05-16T19:16:05Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1983-3652pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17452-
dc.description.abstractO interesse atual pela promoção e difusão da Língua Portuguesa e pela sua internacionalização tem conduzido a diferentes iniciativas, em diferentes contextos, nomeadamente no acadêmico. Assim, tendo em conta que os professores de Português são agentes decisivos no processo de difusão da língua, foi realizado um estudo com o objetivo de conhecer a perspetiva de futuros professores de Português sobre esta questão. Para o efeito, foi passado um questionário em três Universidades (Portugal, Brasil e Cabo Verde), tendo os dados sido tratados na Universidade portuguesa, com recurso ao programa informático NVivo10. Os resultados apontam para a nítida consciência da importância que estes sujeitos têm da difusão da LP, mas da pouca convicção que cada um tem sobre si neste processo. Como conclusão, é sublinhado que a formação de professores de Português terá de integrar uma abordagem mais lata que contemple questões de políticas linguísticas, com o reconhecimento das diferentes dimensões que a LP comporta.pt
dc.description.abstractThe current interest in the promotion and diffusion of the Portuguese language (PL) and in its internationalization has led to various initiatives in different contexts, particularly in the academic one. Thus, given that PL teachers are decisive agents in this dissemination process, a study has been carried out in order to ascertain the standpoint of future PL teachers. To this end, a questionnaire was distributed in three Universities (Portugal, Brazil and Cape Verde), and the data was treated in the Portuguese university, using the NVivo10 software program. The results indicate that these students have a clear awareness of the importance of spreading the PL, but little conviction about their role in this process. The findings emphasize the need to integrate in the training of PL teachers a broader and contemporary approach addressing language policy issues, acknowledging the different dimensions comprising the PL.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLíngua Portuguesapt
dc.subjectformação de professores de Portuguêspt
dc.subjectpromoção e difusãopt
dc.titleA promoção e difusão da língua portuguesa: vozes de estudantes lusófonospt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage94pt
degois.publication.issue2
degois.publication.issuenº 2pt
degois.publication.lastPage106pt
degois.publication.titleTexto Livre: Linguagem e Tecnologiapt
degois.publication.volumeVol. 8pt
dc.relation.publisherversionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/9712pt
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PROMOÇÃO E DIFUSÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA.pdf152.89 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.