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http://hdl.handle.net/10773/17375
Title: | Fire design of steel members with class 4 cross-section |
Other Titles: | Verificação da resistência ao fogo de elementos metálicos com secção transversal de classe 4 |
Author: | Couto, Carlos André Soares |
Advisor: | Vila Real, Paulo Lopes, Nuno Filipe Ferreira Soares Borges Zhao, Bin |
Keywords: | Construções metálicas - Resistência ao fogo - Normas - Europa Encurvadura Engenharia civil Vigas metálicas |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A presente tese resulta de um trabalho de investigação com o propósito de
aumentar o conhecimento do comportamento ao fogo de elementos metálicos
com secção transversal de Classe 4, ou seja, suscetíveis à ocorrência de
fenómenos de encurvadura local.
Os elementos metálicos com secção transversal de Classe 4 são amplamente
utilizados na construção metálica por serem soluções bastante atrativas em
termos de eficiência e economia de material. No entanto, a verificação da
resistência ao fogo destes elementos carece de fórmulas simplificadas que se
adequem à mais-valia proporcionada por este tipo de solução.
O principal objetivo desta dissertação foca-se no desenvolvimento de
metodologias de cálculo para verificação da resistência ao fogo de elementos
metálicos com secção transversal de Classe 4 com base em estudos
numéricos realizados com elementos finitos de casca recorrendo ao programa
SAFIR através de análises material e geometricamente não lineares (GMNIA -
geometrically and material non-linear analysis with imperfections).
É demonstrado nesta tese que, as fórmulas atualmente propostas no
Eurocódigo 3 para verificação da resistência ao fogo de elementos de Classe 4
em situação de incêndio podem ser melhoradas.
No que diz respeito à capacidade resistente da secção transversal, a
metodologia atual do Eurocódigo 3 subestima a resistência das secções
quando constituídas simultaneamente por placas de Classe 4 e de outras
classes. Por outro lado, mostra-se que os fenómenos de encurvadura local
afetam também as secções de Classe 3 a altas temperaturas. Neste trabalho,
ambas as classes foram tratadas como secções transversais esbeltas, tendo
sido propostas novas fórmulas para o seu cálculo em situação de incêndio.
No caso de vigas com secção transversal esbelta, observa-se que as
formulações preconizadas no Eurocódigo 3 são também inadequadas. A
proposta para o cálculo da resistência da secção transversal desenvolvida
neste trabalho conduz a melhorias na verificação da segurança ao fogo destes
elementos mas, não obstante, propõe-se novas expressões que consideram a
interação entre a encurvadura local e o fenómeno de encurvadura lateral que
ocorre nestas vigas. Assim desenvolveu-se um parâmetro de secção efetiva
cuja utilização permite uma verificação ao fogo da encurvadura lateral mais
eficiente.
Por fim, estudam-se as vigas-coluna com secção transversal esbelta,
concluindo-se que as fórmulas de interação do Eurocódigo 3 conduzem
simultaneamente a resultados muito conservativos ou fora da segurança.
Observou-se que este comportamento se deve essencialmente ao cálculo dos
fatores de redução para o comportamento de coluna e viga, mas por outro
lado, houve a necessidade de alterar os fatores de interação das curvas para
que a verificação da resistência ao fogo destes elementos fosse mais segura. This thesis is the result of a research work with the purpose of increasing the knowledge on the fire behaviour of steel members with Class 4 cross-section, that is, prone to the occurrence of local buckling phenomena. Steel members with Class 4 cross-section due to their advantages regarding their lightness and efficiency are widely used in steel constructions. However, the verification of the fire resistance of these elements lacks simplified formulas that are in agreement with the added value provided by this type of solutions. The main objective of this thesis aims to develop improved structural fire design rules for the stability check of steel members with Class 4 cross-section based on numerical investigation with shell finite elements carried out with the software SAFIR by performing geometrically and material non-linear analysis with imperfections (GMNIA). It is demonstrated in this work that, the existing design rules preconized proposed in Eurocode 3 for the design of steel members with Class 4 crosssection in case of fire could be improved. In what concerns the cross-sectional capacity, the present methodology of Eurocode 3 underestimates the resistance of the sections when they are built up simultaneous of Class 4 plates and plates of other classes. Moreover, it is demonstrated that local buckling affects also Class 3 cross-sections in case of fire. Thus, in this work, both classes are treated as slender cross-sections and proposals are made for new rules to calculate their capacity in fire situation. For beams with slender cross-sections, it is concluded that the formulae available in Eurocode 3 are also inadequate. The new proposal for the crosssectional resistance calculation leads to improvements in terms of the fire design of these members but, nonetheless, new expressions are proposed that account for the interaction between local buckling and lateral-torsional buckling that occurs in these beams. Accordingly, the effective section factor was developed allowing a better design against lateral-torsional buckling of on beams with slender cross-sections in case of fire. Finally, beam-columns with slender cross-sections are studied, and it is concluded that the present interaction formulae provided by Eurocode 3 leads simultaneous to very conservative or unsafe results. It was observed that this was mainly due to the calculation of the reduction factors for the beam and column behaviour, but besides that, there was the need to change the interaction factors so that the design rules to assess the mechanical resistance of beam-columns in case of fire be safer. |
Description: | Doutoramento em Engenharia Civil |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17375 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEMaC - Teses de doutoramento |
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