Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17343
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Filomena Rosinda de Oliveirapt
dc.contributor.authorSantos, Ana Patrícia Ferreirapt
dc.date.accessioned2017-05-05T13:48:21Z-
dc.date.available2017-05-05T13:48:21Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17343-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente estudo, centrado na sensibilização à diversidade linguística e cultural e na iniciação à escrita no 1.º ano de escolaridade, com enfoque na dimensão gráfica da escrita, tem como objetivos compreender modos de articulação da educação para a diversidade linguística com a aprendizagem da escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico e conceber, desenvolver e avaliar estratégias e atividades que possam ser implementadas no sentido de desenvolver a dimensão gráfica da escrita. A fim de cumprir os objetivos definidos para o nosso estudo, concebemos e implementámos um projeto de intervenção didática, intitulado “À procura de mim descubro o mundo”, constituído por 6 sessões, e posto em prática junto de uma turma do 1.º ano de escolaridade, constituída por 24 alunos. Este projeto adotou uma metodologia de investigação qualitativa com caraterísticas de investigação-ação, tendo sido utilizados diversos instrumentos e técnicas de recolha de dados, tais como a observação direta de aulas, os registos audiovisuais e fotográficos, o inquérito por entrevista e os desenhos e registos escritos realizados pelas crianças. Os resultados obtidos através da análise de conteúdo dos dados permitiram-nos concluir que a aprendizagem da escrita no 1.º ano de escolaridade pode ser conjugada com a adoção de estratégias e atividades de sensibilização à diversidade linguística e cultural. Esta abordagem permite-nos, ainda, verificar que a articulação destas temáticas colabora no desenvolvimento da dimensão gráfica da escrita, alarga conhecimentos sobre o mundo e a escrita e contribui para a promoção de atitudes de respeito e valorização face à língua e à cultura do outro.pt
dc.description.abstractThe current study emerges on the context of linguistic and cultural awareness and in teaching how to write in primary school, with particular focus on the writing graphic dimension. Our objectives are to understand articulation modes on the education for the linguistic diversity as the learning of writing in primary school and to conceive, develop and access strategies and activities that might be implied in the development of the graphic dimension of writing. With the purpose of fulfilling the objectives defined for our study, we have conceived and implemented a project with didactic intervention entitled “À procura de mim descubro o mundo” ( As I search myself, I discover the world ), which has 6 sessions and was implemented in a 24-students class of 1st graders. This project adopted a methodology of qualitative investigation with the specifications of an action-research, in which we used many instruments and data collecting techniques, such as direct observation of classes, photographic and audiovisual logs, interviews and the draws and the written data made by the children. The results obtained through content analysis of the data, allowed us to concluded that the learning of writing in the 1st grade of primary school can be used to adopt strategies and activities of linguistic diversity and cultural awareness This approach allowed also to verify that the articulation of these themes, transcend to the development of the graphic dimension of writing and it widens the knowledge about the world and the writing itself and contributes to the promotion of attitudes of respect and valorization to the other’s language and culture.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAlfabetospt
dc.subjectActividades de aprendizagempt
dc.subjectAprendizagem da escritapt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectComposição escritapt
dc.subject.otherDiversidade linguísticapt
dc.subject.otherSistemas de escritapt
dc.subject.otherAlfabetospt
dc.subject.otherAprendizagem da escritapt
dc.subject.otherDimensão gráfica da escritapt
dc.titleEducação para a diversidade linguística e iniciação à escrita no 1º ano de escolaridadept
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201564050-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatóriodeestágio_AnaSantos.pdf18.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.