Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/17343
Título: Educação para a diversidade linguística e iniciação à escrita no 1º ano de escolaridade
Autor: Santos, Ana Patrícia Ferreira
Orientador: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Palavras-chave: Alfabetos
Actividades de aprendizagem
Aprendizagem da escrita
Ensino básico 1º ciclo
Composição escrita
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente estudo, centrado na sensibilização à diversidade linguística e cultural e na iniciação à escrita no 1.º ano de escolaridade, com enfoque na dimensão gráfica da escrita, tem como objetivos compreender modos de articulação da educação para a diversidade linguística com a aprendizagem da escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico e conceber, desenvolver e avaliar estratégias e atividades que possam ser implementadas no sentido de desenvolver a dimensão gráfica da escrita. A fim de cumprir os objetivos definidos para o nosso estudo, concebemos e implementámos um projeto de intervenção didática, intitulado “À procura de mim descubro o mundo”, constituído por 6 sessões, e posto em prática junto de uma turma do 1.º ano de escolaridade, constituída por 24 alunos. Este projeto adotou uma metodologia de investigação qualitativa com caraterísticas de investigação-ação, tendo sido utilizados diversos instrumentos e técnicas de recolha de dados, tais como a observação direta de aulas, os registos audiovisuais e fotográficos, o inquérito por entrevista e os desenhos e registos escritos realizados pelas crianças. Os resultados obtidos através da análise de conteúdo dos dados permitiram-nos concluir que a aprendizagem da escrita no 1.º ano de escolaridade pode ser conjugada com a adoção de estratégias e atividades de sensibilização à diversidade linguística e cultural. Esta abordagem permite-nos, ainda, verificar que a articulação destas temáticas colabora no desenvolvimento da dimensão gráfica da escrita, alarga conhecimentos sobre o mundo e a escrita e contribui para a promoção de atitudes de respeito e valorização face à língua e à cultura do outro.
The current study emerges on the context of linguistic and cultural awareness and in teaching how to write in primary school, with particular focus on the writing graphic dimension. Our objectives are to understand articulation modes on the education for the linguistic diversity as the learning of writing in primary school and to conceive, develop and access strategies and activities that might be implied in the development of the graphic dimension of writing. With the purpose of fulfilling the objectives defined for our study, we have conceived and implemented a project with didactic intervention entitled “À procura de mim descubro o mundo” ( As I search myself, I discover the world ), which has 6 sessions and was implemented in a 24-students class of 1st graders. This project adopted a methodology of qualitative investigation with the specifications of an action-research, in which we used many instruments and data collecting techniques, such as direct observation of classes, photographic and audiovisual logs, interviews and the draws and the written data made by the children. The results obtained through content analysis of the data, allowed us to concluded that the learning of writing in the 1st grade of primary school can be used to adopt strategies and activities of linguistic diversity and cultural awareness This approach allowed also to verify that the articulation of these themes, transcend to the development of the graphic dimension of writing and it widens the knowledge about the world and the writing itself and contributes to the promotion of attitudes of respect and valorization to the other’s language and culture.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/17343
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatóriodeestágio_AnaSantos.pdf18.6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.