Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17295
Title: O modelo gerador de questões na identificação de dificuldades de alunos da 12ª classe de Moçambique na explicação do efeito fotoelétrico
Author: Cossa, Rogério Eleazar Carlos
Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
Keywords: Avaliação das Aprendizagens
Dificuldades de alunos
Fenómeno Fotoelétrico
Modelo Gerador de Questões
Proposta Didática
Issue Date: 2015
Publisher: Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
Abstract: O presente artigo apresenta parte dos resultados de um projeto de doutoramento que consiste em desenvolver, no formato digital, questões de avaliação de aprendizagens baseadas no Modelo Gerador de Questões (MGQ), para professores e alunos, destinadas ao ensino, aprendizagem e avaliação de conteúdos de Física Moderna e radiações, no contexto do programa de Física da 12ª classe do currículo moçambicano. Os resultados reportados neste artigo são referentes apenas ao conteúdo do fenómeno fotoelétrico. Com o objetivo de identificar as principais dificuldades dos alunos, foram aplicadas, em 2013, questões de avaliação a 50 alunos de três turmas de duas escolas secundárias em Moçambique. As questões foram disponibilizadas na Plataforma do Projeto Matemática Ensino (PmatE) e resolvidas na mesma em 22 grupos de dois a três alunos. Os resultados mostraram que o MGQ é uma ferramenta importante que contribui para a identificação das dificuldades dos alunos. Através do MGQ constatou-se que os alunos enfrentam dificuldades em interpretarem processos que ocorrem no interior dos átomos. A sugestão apontada para a abordagem didática do conteúdo em causa, com base nas dificuldades identificadas e na literatura, é o recurso a uma experiência que pode ser realizada com um eletroscópio munido de folhas de ouro no seu interior e uma placa de zinco.
This article presents some results of a PhD project which main aim is to develop, in a digital format, assessment questions based on a Questions Generator Model (MGQ), for teachers and students, in order to guide the teaching, learning and assessment process of contents of Modern Physics and Radiation, in the context of the Physics Curriculum of the 12th class in Mozambican. The results reported in this article refer only to the content of the photoelectric phenomenon. In order to identify students’ main difficulties, assessment questions were applied, in the academic year of 2013, to 50 students from three classes of two secondary schools in Mozambique. The questions were available in the Mathematics Teaching Platform Project (PmatE) and solved in 22 groups of two or three students. The results showed that the MGQ is an important tool that contributes to the identification of students’ difficulties. Through the MGQ it was found that students face difficulties in interpreting processes that take place inside atoms. The suggestion pointed to a didactic approach of the content in question, based on the difficulties identified and on the specialized literature, consisting of an experiment that can be performed with an electroscope equipped with gold leaf and using also a zinc plate.
Cet article présente résultats d’un projet de thèse visée de développer, en format digital, des questions d’évaluation de l’apprentissage basé sur le modèle Questions Générateur (QMG), pour les enseignants et les étudiants, pour l’enseignement, l’apprentissage et l’évaluation des matières de Physiques Moderne et Rayonnement, dans le contexte du programme de Physique de la 12e classe au Mozambique. Les résultats rapportés dans cet article ne concernent que le contenu du phénomène photoélectrique. Afin d’identifier les principales difficultés des élèves ont été appliquées, en 2013, des questions d’évaluation à 50 élèves de trois classes de deux écoles secondaires au Mozambique. Les questions étaient disponibles en projet de plateforme d’enseignement de mathématique (PMATE) et résolus dans 22 groupes de deux ou trois élèves. Les résultats ont montré que le QMG est un outil important qui contribue à la d’identification des difficultés des étudiants. Grâce à la QMG il a été constaté que les étudiants confrontés à des difficultés dans les processus qui ont lieu à l’intérieur des atomes. L’approche didactique suggérée du contenu en question, sur la base des difficultés constatées et de la littérature, est l’utilisation d’une expérience qui peut être réalisée avec un électroscope équipée avec des feuilles à l’intérieur d’or et une plaque de zinc.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/17295
ISSN: 1647-3582
Publisher Version: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3569
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O modelo gerador de questões na identificação de dificuldades de alunos .pdf501.4 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.