Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16949
Title: Avaliação da qualidade dos cursos do 1º ciclo na área da educação: proposta de um referencial
Author: Marques, Bárbara Machado
Advisor: Costa, Nilza
Huet, Isabel
Keywords: Avaliação da educação
Qualidade da educação
Ensino superior
Avaliação da qualidade
Licenciaturas
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Vivemos num mundo globalizado com novas exigências, nomeadamente ao nível do mercado de trabalho que colocam as Instituições de Ensino Superior (IES) num caminho que se pretende de qualidade. Para se garantir a qualidade nas instituições de Ensino superior, são muitas as mudanças necessárias no cumprimento de um dos principais objetivos traçados no processo de Bolonha que é promover uma discussão plural sobre meios que possam garantir e prover a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem dos seus cursos. A procura de qualidade torna-se imperativa no bom funcionamento e aprovisionamento das IES. Por isso, torna-se fundamental procurar novas estratégias de promoção da excelência. Em consonância com discursos de autores nacionais e internacionais, consideramos que a avaliação e a monitorização se constituem como respostas privilegiadas no cumprimento deste objetivo. Assim, esta investigação tem como principal objetivo construir um referencial de avaliação e monitorização de Cursos no ensino superior através de um estudo de caso – o Curso de Educação Básica da Universidade de Aveiro. Para concretizarmos este objetivo, optámos por uma metodologia de investigação de cariz qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados foram a entrevista semiestruturada (estudantes e diretora do Curso) e o inquérito por questionário (docentes). O referencial encontrado pretende servir de indicador no aprovisionamento da qualidade de cursos no ES, que conjuntamente com outros dispositivos já existentes em cada instituição podem, ao nível departamental, servir de meio de garantir a qualidade dos cursos. Consideramos que a avaliação de um curso deve ser feita através de diversos mecanismos (internos e externos) para que esta espelhe o mais possível a realidade. No caso da Universidade de Aveiro, consideramos que este referencial bem como a continuidade de um grupo de acompanhamento no curso, poderão constituir-se como uma mais-valia ao Sistema de Garantia da Qualidade existente.
We live in a globalized world with new challenges, specially in the labor market, which leads Higher Education Institutions to focus on quality. Assuring quality in Higher Education means huge changing in the one of the most important objectives of Bologna process which lays on a broad discussion about the tools that can guarantee and bestow quality in the learning and teaching processes of each course. Searching for quality is crucial for the good developing and structuring of the HE Institutions. Thus, it is vital to find new strategies to promote academic excellence. Considering several national and international approaches, we consider that evaluation and monitoring are privileged means to fulfill this objective. Therefore, the main aim of this investigation is to build an evaluation and monitoring referential of the courses in HE through a case study – the Basic Education Course in Aveiro’s University. To pursue this goal, we’ve chosen an investigation methodology based on quality, recurring to direct interviews (students and course director) and using also questionnaires (teachers). The developed referential is intended to serve as an indicator to the developing of quality in higher education, which in conjunction with other tools developed in each university department can assure quality in the courses. We consider that the course evaluation should be done using internal and external tools in order to reflect more clearly the reality. We consider that the developing of a referential and a continuity group are an added value for the Quality Assurance System in Aveiro’s University.
Description: Doutoramento em Didática e Formação
URI: http://hdl.handle.net/10773/16949
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Doutoramento Bárbara Marques - 2016.pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.