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http://hdl.handle.net/10773/16916
Title: | Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores |
Author: | Rodrigues, Ana V. Galvão, Cecília Faria, Cláudia Costa, Conceição Cabrita, Isabel Chagas, Isabel Jorge, Fátima Paixão, Fátima Teixeira, Filomena Sá, Patrícia Neto, Teresa Vieira, Rui João, Patrícia |
Keywords: | Educação em ciências Educação formal e não formal Ensino superior Formação de professores |
Issue Date: | Sep-2015 |
Publisher: | Ministério da Educação e Ciência |
Abstract: | O estudo que se apresenta teve como principal finalidade identificar,
caracterizar e partilhar, a nível de Instituições de Ensino Superior (IES),
ações desenvolvidas nos cursos de formação de profissionais de educação,
que potenciassem a promoção de competências de planificação,
implementação e avaliação de práticas integradas de educação formal e
não-formal em ciências (PIEC).
O estudo contemplou todas as IES públicas portuguesas que ofereciam
cursos de formação de professores com componente de ciências: 25 IES e
75 cursos. Como técnica de recolha de dados optou-se pelo inquérito por
entrevista, dirigida aos coordenadores/diretores de curso (C/D). O
retorno foi de 72%. Os dados foram analisados com recurso à técnica de
análise de conteúdo através de um sistema categorial misto.
Os C/D consideraram as PIEC muito importantes e afirmaram que os
estudantes também lhe reconheciam importância para a sua formação,
considerando contribuírem para o desenvolvimento dos seus
conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Apesar disso, 11% dos
inquiridos admite não se desenvolver PIEC em qualquer das Unidades
Curriculares (UC) dos cursos dos quais são responsáveis. Em relação aos
outros cursos, são identificadas as UC onde essas práticas predominam,
assim como estratégias/atividades desenvolvidas. Relativamente à
perceção dos C/D sobre a preparação dos estudantes para desenvolver
PIEC, nas suas futuras práticas profissionais, 65% afirma ser insuficiente. The present study had as main purpose to identify, characterize and share, at the level of higher education institutions (HEI), actions developed in training courses for education professionals that promote planning, implementation and evaluation of integrated practices of formal and non-formal science education (IPSE). The study included all Portuguese public HEI that offer teacher training courses with science component: 25 HEI and 75 courses. For data collection an interview survey, directed to the course coordinators / 130 directors (C / D) was used. The response was 72%. Data were analyzed through content analysis using a mixed categorical system. The C / D considered the IPSE very important and said that students also recognized its importance to their training, considering its contribution to the development of their knowledge, skills, attitudes and values. Nevertheless, 11% of respondents admitted not to develop IPSE in any of the curricular units of the courses for which they are responsible. For the other courses, the curricular units where such practices predominate were identified, as well as the strategies / activities developed. Regarding the perception of the C / D on the preparation of students to develop IPSE in their future professional practice, 65% claimed to be insufficient. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16916 |
ISBN: | 978-972-729-087-1 |
Publisher Version: | http://www.dges.mec.pt/didatica_ensinosuperior/ |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
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