Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16911
Title: O ensino-aprendizagem de piano através do Youtube: estudo de três casos
Author: Silva, António Luís Paulo Rodrigues Alves da
Advisor: Ribeiro, Jorge Manuel de Mansilha Castro
Keywords: Ensino de música
Piano - Ensino
Novas tecnologias
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho propõe-se analisar e refletir sobre o ensino de piano através da página de Internet youtube. Foram observados três diferentes casos, analisando as características relacionadas com o estilo de ensino (modelo, metodologia, ferramentas), com o funcionamento das mecânicas e funções da página, reconhecimento da popularidade das aulas e opinião dos alunos. Concluiu-se que quem pratica este tipo de ensino necessita ainda de explorar mais aprofundadamente as capacidades do Youtube enquanto ferramenta de ensino, sendo ainda difícil ou impossível produzir nesta forma o mesmo tipo de resultados que se obtêm em aulas convencionais de piano, na lógica presencial.
The present study aims to analize and reflect about the piano teaching through the internet page Youtube. Three different cases were observed, anazying the characteristics related to the theaching style (model, methodology, tools), mechanics and functions of the page and recognition of the popularity of the classes and the students’ opitions. It was concluded that those who practice this kind of teaching still need to make a deeper exploration of Youtube’s capacities as a teaching tool, being still difficult or impossible to produce in this shape the same results that are obtainable in a conventional piano lesson.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/16911
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.