Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1672
Title: Turismo e desenvolvimento económico : segmentos de maior valor económico para a Covilhã
Author: Lima, Joana Inês Silva de
Advisor: Eusébio, Maria Celeste de Aguiar
Keywords: Gestão do turismo
Economia do turismo
Turismo
Desenvolvimento local
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O objectivo da presente dissertação é construir um modelo de segmentação do mercado turístico dos destinos de acordo com as despesas que os visitantes realizam durante a sua visita ao local. A concretização deste objectivo obrigou a uma reflexão teórica acerca do turismo como uma das actividades que invoca elevado potencial para estimular o desenvolvimento das economias locais, destacando a relação directa dessa importância do turismo no desenvolvimento económico local com as despesas realizadas pelos visitantes nos destinos. Com base nessas reflexões, considerou-se que uma forma de incrementar os contributos do turismo no desenvolvimento económico local é segmentar o mercado de acordo com os seus consumos no destino e verificar as diferenças existentes entre esses segmentos, em termos de perfil sociodemográfico, de comportamento de viagem e de avaliação do destino. Esta caracterização permitirá definir estratégias de desenvolvimento que estimulem o contributo do turismo no desenvolvimento económico local. A aplicação do modelo de segmentação ao concelho da Covilhã implicou o recurso a dados secundários, mas também obrigou à recolha de dados primários através de um inquérito por questionário, aplicado a 205 visitantes nos meses de Março e Maio de 2008. A pertinência da informação recolhida traduz-se não apenas para a aplicação do modelo desenvolvido mas também no conhecimento da procura turística de um concelho, sobre o qual existem grandes limitações em termos de informação disponível, apesar de encenar grandes potencialidades para o desenvolvimento turístico. A aplicação do modelo de segmentação segundo as despesas que os visitantes realizam no destino ao mercado turístico da Covilhã permitiu identificar quatro segmentos distintos em termos de importância para o desenvolvimento económico do destino em análise. Por sua vez, estes segmentos apresentam diferenças estatisticamente significativas em termos de perfil socio-demográfico, comportamento de viagem e avaliação do destino. Com base nos segmentos identificados e na análise das características que os diferenciam, apresentam-se algumas linhas orientadoras, para estratégias de desenvolvimento turístico, a adoptar para maximizar o retorno dos esforços de marketing e os benefícios que o turismo poderá proporcionar para o desenvolvimento das economias locais. ABSTRACT: The aim of the present dissertation is to provide a segmentation model for the market of tourism destinations, based on the level of visitors’ expenditures during the visit. In order to achieve this goal, a theoretical reflection was necessary, approaching themes such as the role of tourism as a motor of local economic development and the relationship between this role and tourist expenditures. Derived from these reflections, it has been considered that one possible way to increase the contribution of tourism to local economic development is to segment the market according to the level of visitors’ expenditure during the visit and identify the differences between those segments, in terms sociodemographic profile of visitors, trip behaviour and destination evaluation. This identification will permit the definition of development strategies that stimulate the role of tourism in local economic development. The application of this model to the municipality of Covilhã required the collection of secondary and primary data. The primary data was obtained by undertaking a visitor survey during the months of March and May of 2008, resulting in 205 responses by visitors interviewed in Covilhã. This data collected is not only important for the validation of the developed model but also for a better understanding of tourist demand concerning the municipality of Covilhã. The results of applying the model to the visitors of Covilhã permitted identifying four distinct segments of visitors in terms of relevance to the economic development of this destination. The segments identified have significant statistical differences in terms of profile of visitors, trip behaviour and destination evaluation. Based on the segments identified and on the analysis of the characteristics that make them distinguishable, some guidelines are presented to define strategies of touristic development that maximize both the return of marketing investments and the benefits that tourism can provide to local economic development.
Description: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/1672
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009001325.pdf7.29 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.