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http://hdl.handle.net/10773/16530
Title: | Virtual reality environment for immersive walkthroughs and interaction |
Other Titles: | Ambiente de realidade virtual para visitas imersivas e interação |
Author: | Pinto, João Henrique Bastos |
Advisor: | Dias, Paulo Miguel de Jesus Santos, Maria Beatriz Alves de Sousa |
Keywords: | Engenharia de computadores e telemática Realidade virtual Movimento - Simulação por computador Exposições interactivas |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Como solução para visitas virtuais imersivas a museus, propomos uma extensão
à plataforma previamente desenvolvida para efectuar a configuração
de ambientes virtuais imersivos (pSIVE), mantendo todas as funcionalidades
de criação de ambientes virtuais e de associação de conteúdos (PDF, videos,
texto), mas também permitindo interações baseadas em gestos e navegação.
Para isso, propomos navegação um para um usando rastreamento do
esqueleto com uma Kinect que é calibrada no espaço do mundo real em que
o utilizador se situa, assim como métodos de interação por gestos. Para validar
os métodos propostos de navegação e interação, foi efetuado um estudo
comparativo entre a interação e navegação à base de gestos e em botões.
Com os resultados desse estudo em mente, desenvolvemos novos métodos
de interação com seleção via direção do olhar. A aplicação desenvolvida foi
testada num cenário real, como parte de uma instalação artística no museu
da cidade de Aveiro, onde os visitantes podiam navegar uma sala virtual do
museu e manipular objetos de maneira a criar a sua própria exposição. Como solução para visitas virtuais imersivas a museus, propomos uma extensão à plataforma previamente desenvolvida para efectuar a configuração de ambientes virtuais imersivos (pSIVE), mantendo todas as funcionalidades de criação de ambientes virtuais e de associação de conteúdos (PDF, videos, texto), mas também permitindo interações baseadas em gestos e navegação. Para isso, propomos navegação um para um usando rastreamento do esqueleto com uma Kinect que é calibrada no espaço do mundo real em que o utilizador se situa, assim como métodos de interação por gestos. Para validar os métodos propostos de navegação e interação, foi efetuado um estudo comparativo entre a interação e navegação à base de gestos e em botões. Com os resultados desse estudo em mente, desenvolvemos novos métodos de interação com seleção via direção do olhar. A aplicação desenvolvida foi testada num cenário real, como parte de uma instalação artística no museu da cidade de Aveiro, onde os visitantes podiam navegar uma sala virtual do museu e manipular objetos de maneira a criar a sua própria exposição. |
Description: | Mestrado em Engenharia de Computadores e Telemática |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16530 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado |
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