Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16530
Title: Virtual reality environment for immersive walkthroughs and interaction
Other Titles: Ambiente de realidade virtual para visitas imersivas e interação
Author: Pinto, João Henrique Bastos
Advisor: Dias, Paulo Miguel de Jesus
Santos, Maria Beatriz Alves de Sousa
Keywords: Engenharia de computadores e telemática
Realidade virtual
Movimento - Simulação por computador
Exposições interactivas
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Como solução para visitas virtuais imersivas a museus, propomos uma extensão à plataforma previamente desenvolvida para efectuar a configuração de ambientes virtuais imersivos (pSIVE), mantendo todas as funcionalidades de criação de ambientes virtuais e de associação de conteúdos (PDF, videos, texto), mas também permitindo interações baseadas em gestos e navegação. Para isso, propomos navegação um para um usando rastreamento do esqueleto com uma Kinect que é calibrada no espaço do mundo real em que o utilizador se situa, assim como métodos de interação por gestos. Para validar os métodos propostos de navegação e interação, foi efetuado um estudo comparativo entre a interação e navegação à base de gestos e em botões. Com os resultados desse estudo em mente, desenvolvemos novos métodos de interação com seleção via direção do olhar. A aplicação desenvolvida foi testada num cenário real, como parte de uma instalação artística no museu da cidade de Aveiro, onde os visitantes podiam navegar uma sala virtual do museu e manipular objetos de maneira a criar a sua própria exposição.
Como solução para visitas virtuais imersivas a museus, propomos uma extensão à plataforma previamente desenvolvida para efectuar a configuração de ambientes virtuais imersivos (pSIVE), mantendo todas as funcionalidades de criação de ambientes virtuais e de associação de conteúdos (PDF, videos, texto), mas também permitindo interações baseadas em gestos e navegação. Para isso, propomos navegação um para um usando rastreamento do esqueleto com uma Kinect que é calibrada no espaço do mundo real em que o utilizador se situa, assim como métodos de interação por gestos. Para validar os métodos propostos de navegação e interação, foi efetuado um estudo comparativo entre a interação e navegação à base de gestos e em botões. Com os resultados desse estudo em mente, desenvolvemos novos métodos de interação com seleção via direção do olhar. A aplicação desenvolvida foi testada num cenário real, como parte de uma instalação artística no museu da cidade de Aveiro, onde os visitantes podiam navegar uma sala virtual do museu e manipular objetos de maneira a criar a sua própria exposição.
Description: Mestrado em Engenharia de Computadores e Telemática
URI: http://hdl.handle.net/10773/16530
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

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