Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16522
Title: Educação para o empreendedorismo: promoção da criatividade na educação pré-escolar
Author: Cardoso, Ana Rendeiro
Advisor: Migueis, Marlene da Rocha
Keywords: Gestão
Empreendedorismo - Educação
Educação pré-escolar
Criatividade
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O empreendedorismo, durante anos, encontrou-se fortemente associado à questão de iniciar ou criar um negócio. Contudo, o conceito foi evoluindo e nos dias de hoje, é considerado como a capacidade que indivíduo tem de identificar oportunidades, tomando uma atitude perante a constante mudança que vivemos. A criatividade é um dos princípios fundamentais do empreendedorismo e deve ser tido em conta por todos os empreendedores. Com este trabalho pretende-se analisar a relação entre a criatividade e a atitude empreendedora. Deste modo, elaboramos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática que consistia em desenvolver atividades que privilegiavam dinâmicas de promoção da criatividade. Este trabalho insere-se numa metodologia de investigação qualitativa, uma vez, que surge num contexto natural, centra-se na recolha e análise de conteúdo e por último nas conclusões que são obtidas dos mesmos. Os resultados recolhidos através de observação direta, da avaliação das atividades desenvolvidas e pelos diálogos que fomos tendo com a educadora. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos verificar que as crianças no final da implementação do projeto demonstravam mais indicadores de atitudes empreendedoras do que antes do projeto o que pode ser um indicador de que as atividades que promovem o desenvolvimento da criatividade favorecem o desenvolvimento de atitudes empreendedoras.
Entrepreneurship, for years, found himself strongly associate question start or create a business. However, the concept has evolved and days of today's and considered as an individual has capacity que to identify opportunities, targeted taking a constant attitude towards change what we live. One of Creativity and Entrepreneurship and must be in fundamentals principles had entrepreneurs in account all. With this work we intend to understanding the relationship between the entrepreneurial creativity and attitude. Thus, we prepare, we implement and evaluate a didactic intervention what was to develop activities que favored promotion dynamics of creativity. This work is part of qualitative research methodology, once, that outbreak in a natural context, focuses on data collection and analysis and in last in the conclusion que are taken to them. Were the data collected through the direct observation, assessment of the developed activities and those dialogues que were tendon with an educator. The analysis of collected data allowed check what the children do not last project implementation indicators showed more entrepreneurial attitudes do que drops can design what being indicator of how what activities promote the development of creativity favor the development of entrepreneurial attitudes.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/16522
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.