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http://hdl.handle.net/10773/16404
Title: | Promoção do pensamento crítico em ciências do 1º CEB com recursos digitais |
Author: | Mendes, Amorosa Patrícia Silva |
Advisor: | Vieira, Rui Marques |
Keywords: | Didática das ciências Pensamento crítico Recursos digitais Ensino das ciências Estratégias da aprendizagem Metodologia de ensino |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Numa sociedade em constante mudança, caracterizada pela evolução da Ciência e da Tecnologia, coloca-se um permanente desafio às escolas e aos professores. Este consiste em formar indivíduos para uma vida em sociedade que exige, cada vez mais, competências relacionadas com a tomada de decisões e a resolução de problemas. Nesse sentido, torna-se fundamental direcionar o ensino para a promoção de capacidades de Pensamento Crítico (PC) dos alunos, tornando-os capazes de participar, ativa e conscientemente, numa sociedade democrática. Ademais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) também têm vindo a merecer especial atenção por parte dos investigadores e das escolas, não só pelas suas potencialidades no ensino básico, mas também porque refletem grande parte da evolução científica, tecnológica e social das sociedades atuais. Torna-se, portanto, necessário desenvolver estudos em contextos educativos, em que se introduzam as TIC em atividades promotoras de capacidades de pensamento crítico (PC), potencializando os seus contributos.
É neste contexto que surge o presente estudo, no qual se pretende desenvolver e implementar atividades explicitamente promotoras de PC, integrando-se a exploração de recursos educativos digitais, no âmbito do ensino das ciências do 1.º CEB. Assim, as questões de investigação foram delineadas com o objetivo de se averiguar os contributos das atividades explicitamente promotoras de pensamento crítico, com integração de recursos digitais, para o uso das capacidades de PC dos alunos e para a construção de conhecimentos científicos dos mesmos. Esta investigação, de natureza qualitativa, desenvolveu-se segundo um paradigma sócio-crítico e molda-se numa Investigação-Ação.
Os participantes do estudo constituem uma turma de 26 alunos, inserida num colégio do distrito de Aveiro. Como instrumentos de recolha de dados usaram-se o diário do investigador, testes de levantamento de capacidades de PC (inicial e final), listas de verificação (de acordo com a Taxonomia de Ennis), fichas de registos escritos dos alunos e questionários de autoavaliação do desempenho dos alunos.
Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo, recorrendo-se ao software WebQDA. As atividades implementadas tiveram maior incidência em capacidades de PC da área da Clarificação Elementar. Contudo, com base nos resultados analisados verificou-se que alguns alunos evidenciaram dificuldades na mobilização de capacidades de PC das áreas de Suporte Básico e Estratégias e Táticas.
Da análise dos resultados, pode concluir-se que os recursos digitais, inseridos nas atividades implementadas, a nível geral, contribuíram para a mobilização de algumas capacidades de PC e para a construção de conhecimentos científicos dos alunos. Numa sociedade em constante mudança, caracterizada pela evolução da Ciência e da Tecnologia, coloca-se um permanente desafio às escolas e aos professores. Este consiste em formar indivíduos para uma vida em sociedade que exige, cada vez mais, competências relacionadas com a tomada de decisões e a resolução de problemas. Nesse sentido, torna-se fundamental direcionar o ensino para a promoção de capacidades de Pensamento Crítico (PC) dos alunos, tornando-os capazes de participar, ativa e conscientemente, numa sociedade democrática. Ademais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) também têm vindo a merecer especial atenção por parte dos investigadores e das escolas, não só pelas suas potencialidades no ensino básico, mas também porque refletem grande parte da evolução científica, tecnológica e social das sociedades atuais. Torna-se, portanto, necessário desenvolver estudos em contextos educativos, em que se introduzam as TIC em atividades promotoras de capacidades de pensamento crítico (PC), potencializando os seus contributos. É neste contexto que surge o presente estudo, no qual se pretende desenvolver e implementar atividades explicitamente promotoras de PC, integrando-se a exploração de recursos educativos digitais, no âmbito do ensino das ciências do 1.º CEB. Assim, as questões de investigação foram delineadas com o objetivo de se averiguar os contributos das atividades explicitamente promotoras de pensamento crítico, com integração de recursos digitais, para o uso das capacidades de PC dos alunos e para a construção de conhecimentos científicos dos mesmos. Esta investigação, de natureza qualitativa, desenvolveu-se segundo um paradigma sócio-crítico e molda-se numa Investigação-Ação. Os participantes do estudo constituem uma turma de 26 alunos, inserida num colégio do distrito de Aveiro. Como instrumentos de recolha de dados usaram-se o diário do investigador, testes de levantamento de capacidades de PC (inicial e final), listas de verificação (de acordo com a Taxonomia de Ennis), fichas de registos escritos dos alunos e questionários de autoavaliação do desempenho dos alunos. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo, recorrendo-se ao software WebQDA. As atividades implementadas tiveram maior incidência em capacidades de PC da área da Clarificação Elementar. Contudo, com base nos resultados analisados verificou-se que alguns alunos evidenciaram dificuldades na mobilização de capacidades de PC das áreas de Suporte Básico e Estratégias e Táticas. Da análise dos resultados, pode concluir-se que os recursos digitais, inseridos nas atividades implementadas, a nível geral, contribuíram para a mobilização de algumas capacidades de PC e para a construção de conhecimentos científicos dos alunos. |
Description: | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16404 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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