Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16289
Title: Recursos digitais de apoio ao ensino dos sistemas lineares no 3º Ciclo do Ensino Básico
Author: Santos, Iolanda da Silva Mourão
Advisor: Oliveira, Maria Paula de Sousa
Carvalho, Paula
Keywords: Matemática para professores
Recursos digitais - Ensino basico 3º ciclo
Ensino da matemática
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As Tecnologias de Informação e Comunicação são, atualmente, poderosas ferramentas de trabalho às quais a escola, os professores e os alunos se têm vindo a aliar no sentido de melhorarem o ensino-aprendizagem. Neste trabalho, contextualizam-se as TIC em Portugal e, embora se destaque alguns riscos da sua utilização, salienta-se, sobretudo, a sua importância no ensinoaprendizagem e analisa-se a sua integração no programa de Matemática no Ensino Básico. Por conseguinte, como este trabalho visa o estudo do tema “Sistemas de duas equações do 1o grau com duas incógnitas” lecionado no 8o ano de escolaridade, enquadra-se o tema analisando a sua origem, a sua evolução ao longo dos anos na disciplina de Matemática e abordam-se os conteúdos teóricos relativos ao mesmo. Este trabalho também objetivou a construção de recursos digitais, nomeadamente questões de escolha múltipla com as respetivas resoluções detalhadas. Por um lado, para criar estes exercícios parametrizados recorreu-se ao software Sage Mathematics, à linguagem de programação Python, ao processador de texto LaTeX e à plataforma MEGUA. Por outro lado, para a escolha de distratores plausíveis utilizou-se como base as dificuldades e os erros que os alunos evidenciam na resolução dos sistemas. Alguns dos exercícios foram disponibilizados na plataforma SIACUA onde qualquer utilizador registado os pode aceder.
At the present time, Information and Communication Technologies are powerful work tools for teachers, students and the all school to use as an ally to improve education and learning. In this work, we contextualize the Information and Communication Technologies in Portugal, and, although we highlight some risks of its use, we emphasize the importance of these technologies in the education and learning of today students and analyze their integration into the program of mathematics in basic education. So, as the aim of this work is the study of the subject “Systems of two 1st degree equations with two incognitas”, taught in 8th grade, we analyze this theme within its origin and evolution over the years in the discipline of mathematics and we approach the theoretical contents of the subject. This work also aimed to create digital resources, including multiple-choice questions with the correspondent detailed resolutions. On one hand, to create these parameterized exercises we used Sage mathematics software, includind the MEGUA package (developed in University of Aveiro). The exercises were written in Latex and programmed using Python. On the other hand, for the choice of plausible distractors we have used the difficulties and mistakes that students demonstrated when solving systems. Some of the exercises are available on SIACUA platform, so that they can be accessed by any registered user.
Description: Mestrado em Matemática para professores
URI: http://hdl.handle.net/10773/16289
Appears in Collections:MAT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Recursos digitais de apoio ao ensino dos sistemas lineares no 3ciclo do ensino básico.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.