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dc.contributor.advisorSantos, José Paulo Oliveirapt
dc.contributor.authorValente, Duarte Borgespt
dc.date.accessioned2016-05-30T11:40:39Z-
dc.date.available2018-07-20T14:00:54Z-
dc.date.issued2014-01-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/15596-
dc.descriptionMestrado em Engenharia de Automação Industrialpt
dc.description.abstractA percentagem de utilização de motociclos tem vindo a crescer relativamente à utilização de veículos automóveis. Provavelmente, este número continuará a aumentar anualmente devido a diversos fatores: a mobilidade, a flexibilidade de circulação e o menor gasto de combustível. No entanto, um dos principais problemas da condução de motociclos é o elevado risco de acidente, comparativamente com os veículos automóveis. A segurança do condutor e passageiros, quando sujeitos a um acidente, merece total atenção. Convém, pois, encontrar soluções com capacidade de prevenir ou ajudar a minimizar o número de mortalidade que possam ocorrer diariamente. Uma maior atenção às medidas de segurança rodoviária veio diminuir o número de acidentes, no entanto, quando estes acontecem, a ajuda das unidades médicas demora algum tempo a chegar. Sabe-se que nestas situações, qualquer segundo pode fazer a diferença. Este é o problema que o autor deseja resolver. Na presente dissertação, o autor pretende demonstrar como desenvolveu um sistema para motociclos com a capacidade de reconhecer um acidente, enviando um alerta (SMS) com a informação do local da ocorrência (GPS). Este sistema foi preparado para operar em locais isolados com pouco ou nenhum tráfego rodoviário. Implementou-se no referido sistema uma tecnologia sem fios e fiabilizou-se um método capaz de ser utilizado em diversos modelos de motociclos. Procedeu-se à realização de interfaces que permitem monitorizar e possibilitar o reconhecimento da informação sobre o condutor e sobre o acidente, em tempo real.pt
dc.description.abstractThe percentage of use of motorcycles has increased compared to that of automobiles. Most likely, this number will continue to increase annually due to several factors: mobility, flexibility of circulation and a lower fuel consumption. However, the main problem of motorcycle riding entails a higher risk of casualities compared to automobiles. The safety of the driver and passengers, when involved in an accident, merits our attention. It is, therefore, necessary to find solutions capable of preventing or helping minimize the number of mortality which may occur daily. A greater attention to road safety measures assisted in reducing the number of accidents, however, when these occur, the rescue squads take some time to arrive. Everybody knows that in these situations, every single second can make a difference. This is the problem that this author wishes to solve. This project is based on the development of a system for motorcycles with the ability of recognizing an accident. This system sends an alert (SMS) with information of the location of the occurrence (GPS). The system operates in isolated places with little or no traffic at all. It was equipped with a wireless technology to be used in most models of motorcycles. There were also introduced interfaces, which allow the monitoring and the recognition of information on the accident and the driver in real time.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia de automação industrialpt
dc.subjectMotociclospt
dc.subjectSegurança rodoviáriapt
dc.subjectSistemas de posicionamento globalpt
dc.subject.otherAcidentespt
dc.subject.otherMotociclospt
dc.subject.otherServiço GSMpt
dc.subject.otherAcelerómetropt
dc.subject.otherLocalização por GPSpt
dc.subject.otherComunicação por RFpt
dc.subject.otherNotificação e Monotorização de acidentespt
dc.subject.otherMicrocontroladorpt
dc.subject.otherVisual Basicpt
dc.subject.otherPágina WEBpt
dc.titleSistema de notificação e monitorização de acidentes para motociclospt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2017-01-05T12:00:00Z-
dc.identifier.tid201573202-
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DEM - Dissertações de mestrado

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